Randolfe lamenta resultados do Ideb e aponta estagnação na educação básica
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lamentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação. O senador registrou que muitos educadores fazem ressalva sobre o alcance do Ideb.
- [O Ideb] não é o índice adequado de avaliação, pois capta apenas a aprendizagem dos alunos, com referências ao desempenho. Deixa de levar em conta as condições pedagógicas e de ensino – criticou o senador.
Randolfe disse que é preciso um índice mais amplo, que atinja as questões materiais e identifique as causas do fraco desempenho escolar, principalmente nas escolas do Norte e do Nordeste. Para o senador, o Ideb é uma espécie de febre, que mostra que algo está errado na saúde da educação, mas não aponta a doença. Embora seja insuficiente, disse o senador, o índice não é inadequado.
- Pior do que ter um índice insuficiente é não ter dado nenhum – ponderou.
O parlamentar destacou que os estados do Norte e do Nordeste estão muito mal avaliados no Ideb. De acordo com o senador, a posição do Amapá é sofrível, ficando em penúltimo ou último lugar em alguns quesitos. Randolfe também disse que, em Macapá (AP), o desempenho das escolas públicas fica muito atrás das escolas particulares.
Para o senador, os dados do Ideb permitem concluir que a educação básica está estagnada e que muito pouco tem sido feito em prol dos alunos no Brasil, no Amapá e na cidade de Macapá. Randolfe Rodrigues ainda registrou que a falta de valorização do professor da rede pública, a carência de propostas pedagógicas e a formação deficiente dos professores podem ser apontadas como a razão dos baixos números do Ideb.
22/08/2012
Agência Senado
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