Valter Pereira pede cautela diante da crise nos EUA



A área econômica do governo brasileiro tem que ter "cautela" diante da crise norte-americana que repercute nas bolsas de valores dos principais centros financeiros do mundo, incluindo o mercado brasileiro. A recomendação é do senador Valter Pereira (PMDB-MS), em entrevista à Agência Senado nesta terça-feira (22).

O senador, entretanto, tentou tranqüilizar os investidores e a população brasileira, observando que o país está "protegido e blindado" para enfrentar a continuidade da crise, já que possui suficientes reservas cambiais internacionais, hoje na casa dos US$ 185 bilhões.

Mas, apesar desse cenário, que a seu ver é favorável ao país, Valter Pereira recomendou ao governo a adoção de mecanismos destinados a enfrentar a crise a começar por uma melhor qualidade dos gastos públicos. Com isso, observou, o déficit público ficaria contido.

Valter Pereira também defendeu a manutenção das atuais taxas de juros, incluindo a Selic ( hoje na casa dos 11,25% ao ano ) bem como maiores investimentos em infra-estrutura.

- A economia e as finanças brasileiras apresentam um quadro positivo e há sinais claros de que o país está voltando a crescer - disse Valter Pereira.

Para o senador, essa expectativa "irá influir de forma positiva na atividade parlamentar neste ano que se inicia".



22/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira: aprimoramento de código é urgente diante de novo recorde de processos na primeira instância

Valter Pereira diz que remédio para crise é o agronegócio

Valter Pereira vê crise de recursos humanos no sistema de saúde

Valter Pereira denuncia crise hospitalar em Campo Grande

Valter Pereira afirma que caso Arruda reflete crise ética que se espalha por todo o país

Valter Pereira alerta para crise comercial entre Brasil e Estados Unidos por causa do algodão