Vanessa destaca audiência sobre sustentabilidade ambiental realizada em Curitiba
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (4), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a realização da audiência pública da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), na segunda-feira (3), em Curitiba (PR). Vanessa é a presidente da comissão, que tem o deputado Sarney Filho (PV-MA) como relator. A meta da comissão é realizar, ao longo do ano, uma audiência pública em cada região do país.
A senadora agradeceu o empenho do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), membro da comissão, que organizou o encontro. Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e representantes da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e da Embrapa também compareceram à audiência, que permitiu o debate da relação entre a sustentabilidade ambiental e o setor agrícola. Segundo a senadora, foi possível perceber o consenso entre os debatedores sobre a importância de aliar a produção agrícola à questão ambiental.
Vanessa contou que um dos temas da audiência foi o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do governo federal. Ela ainda elogiou o fato de o Paraná ter uma lei específica para a política de mudanças climáticas e outra que prevê o pagamento por serviços ambientais. A senadora aproveitou para cobrar uma legislação nacional sobre o assunto e pediu urgência na tramitação do Projeto de Lei 792/2007, que define os serviços ambientais e prevê a transferência de recursos, monetários ou não, aos que ajudam a produzir ou conservar esses serviços. A proposta, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), está em análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com Vanessa, a questão da produção sustentável é muito importante para o país. Ela lembrou que o Brasil tem a maior floresta tropical do planeta e é o país com o maior percentual de áreas protegidas. Vanessa informou que 31% do território nacional são usados para a produção do setor primário, dos quais 24% se destinam à pecuária e apenas 7% para a produção de alimentos.
Pesar
A senadora ainda apresentou requerimento de voto de pesar pelo falecimento do professor José Walter Bautista Vidal. Conforme informou Vanessa, ele morreu no último sábado (1º), aos 78 anos, deixando quatro filhos, seis netos e dezenas de publicações sobre problemas brasileiros e suas soluções. Engenheiro, com pós-graduação em física, foi professor universitário, ajudou a implantar o programa Pro-álcool, e ocupou cargos públicos na área de tecnologia nos governos dos presidentes Ernesto Geisel (19794-1979) e José Sarney (1985-1990).
- Ele deixa um grande legado aos jovens e à nação brasileira – concluiu.
04/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Mudanças Climáticas debaterá sustentabilidade ambiental em audiência no Paraná
Apta realiza seminário sobre sustentabilidade ambiental
Pequenas e médias empresas vão receber orientações sobre sustentabilidade ambiental
Nordeste promove seminário sobre ações de sustentabilidade ambiental para Copa de 2014
Audiência pública sobre valorização do trabalho de policiais e bombeiros é realizada nesta 3ª
Justiça participa de audiência pública sobre monitoramento eletrônico em Curitiba