Vanessa elogia integração do Amazonas ao sistema nacional de eletricidade



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) classificou nesta segunda-feira (15) como "de importância fenomenal" a fase experimental de interligação da capital amazonense com o sistema nacional de energia.  Ela manifestou esperança de que até o fim do ano metade da eletricidade consumida em Manaus já seja fornecida pela Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, o que trará ganhos econômicos e ambientais significativos ao estado.

- Considero este um momento histórico não só para o setor elétrico brasileiro como para o estado do Amazonas. A Amazônia, que é a região que tem a maior capacidade de geração hidrelétrica do país, ainda tem em grande parte de seu território uma energia gerada a óleo diesel ou até mesmo a gás natural - disse.

Vanessa Grazsiotin destacou a importância do Linhão Tucuruí-Manaus-Macapá, que conduz energia da usina paraense aos estados vizinhos e permite que as usinas elétricas do Amazonas componham o sistema nacional de energia. A senadora destacou as dimensões da obra do Linhão, ressaltou, com "agressão mínima" ao meio ambiente, e lembrou que quase todas as grandes hidrelétricas projetadas para construção se encontram na Amazônia.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu investimentos em  geração de eletricidade em seu estado, considerando que a interligação com Tucuruí não deixa nem Roraima nem o Amazonas tranquilos quanto à perspectiva de energia limpa e segura.



15/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin quer que Amazonas faça parte do sistema elétrico interligado

Saúde envia kits de medicamentos e Integração Nacional repassa R$ 7 mi para ajuda a vítimas de chuvas no Amazonas

Vanessa elogia o programa Pacto Nacional pela Saúde

Amazonas, Amapá e oeste do Pará ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

Vanessa Grazziotin elogia medidas do governo para incentivar indústria nacional

Sarney comemora integração do Amapá ao sistema elétrico nacional