Vanessa Grazziotin quer que Amazonas faça parte do sistema elétrico interligado




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez, nesta terça-feira (12), um apelo ao Ministério de Minas e Energia para que o estado do Amazonas faça parte do sistema elétrico interligado brasileiro, abastecido pelo conjunto de hidrelétricas que compõem o sistema de geração. Ela disse que, a partir da construção do gasoduto Coari-Manaus, parte da energia está sendo gerada por usina movida a gás natural e abastece uma parte da cidade de Manaus.

Vanessa Grazziotin disse que os seis municípios posicionados em torno do gasoduto também receberão energia elétrica gerada pela usina movida a gás natural, possibilitando o seu desenvolvimento. Ela salientou que o Amazonas tem 61 municípios e é preciso que o ministério ajude a encontrar uma solução que beneficie todos os municípios. A senadora lembrou que a maior reserva de gás natural em terra firme se encontra no Amazonas e vários municípios poderão ser abastecidos com esse tipo de energia, acrescentando que o linhão que liga Tucuruí a Manaus já está sendo construído.

- Entretanto ficamos extremamente preocupados com notícias que, vez ou outra, vinham dando conta de que esse linhão não ajudaria no abastecimento de energia elétrica os municípios por onde passaria, a exemplo de Parintins, que é, para as características do Amazonas, um grande município. Mas, em audiência há pouco tempo com o ministro de Minas e Energia, confirmou-se que o linhão de Tucuruí servirá também aos municípios do interior - informou.

O senador João Pedro (PT-AM) disse, em aparte, que sem resolver o problema de energia, o futuro do Amazonas estará comprometido. Para ele, também falta gestão no setor elétrico do estado. O senador Wellington Dias (PT-PI) sugeriu que seja montada uma agenda com o ministro de Minas e Energia, o presidente da Eletrobrás e as bancadas e governadores dos seis estados que sofrem com apagões.

Saúde

Vanessa Grazziotin também elogiou a atuação do Ministério da Saúde em relação à política de assistência integral à saúde da mulher, conforme orientação da presidente Dilma Rousseff. Ela relatou reunião com mulheres parlamentares e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que detalhou as ações de combate ao câncer de colo de útero e de mama e do programa Rede Cegonha, que garante o transporte para a gestante fazer exames e consultas.

A senadora pediu ao ministro a inclusão da complementação alimentar (vitaminas) na cesta de medicamentos do SUS. Padilha disse que esse item do programa deverá ser regulamentado de forma mais clara.

Vanessa Grazziotin também mencionou a assinatura, pela presidente Dilma Rousseff, da Medida Provisória (MP) 529/11, que facilita a inclusão de trabalhadores autônomos na Previdência Social, via redução da contribuição previdenciária.



12/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amazonas, Amapá e oeste do Pará ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas

Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas

Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas

Vanessa Grazziotin registra criação de centros recreativos no Amazonas

Vanessa Grazziotin anuncia vacina contra HPV gratuita no Amazonas