Vanessa Grazziotin associa conflitos na Amazônia ao abandono pelo poder público




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciou nesta terça-feira (20) a conclusão dos trabalhos da comissão temporária externa encarregada de acompanhar os conflitos agrários na região amazônica. O relatório, a ser encaminhado ao Executivo e ao Ministério Público, sugere que seja feito um acompanhamento mais próximo das ações desenvolvidas pelo poder público em áreas deflagradas.

A senadora lembrou que a comissão foi formada em consequência de assassinatos de trabalhadores ocorridos em maio no Pará e em Rondônia. No dia 24, foram mortos os líderes extrativistas Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em Nova Ipixuna (PA). No dia 27, foi assassinado o líder camponês Adelino Ramos (Dinho), em Vista Alegre do Abonã (RO). No dia 29, foi encontrado o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, também em Nova Ipixuna.

Vanessa Grazziotin relatou que a comissão, composta também pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), visitou as regiões onde ocorreram os assassinatos e realizou uma audiência pública para discutir as investigações dos crimes.

Na opinião da senadora, os conflitos na região Amazônica são consequência do abandono do poder público, que se traduz na falta de regulamentação e de fiscalização, por exemplo.

- Analisamos que o perfil dos moradores de todas as áreas de assentamento das localidades visitadas pela comissão é semelhante. A maioria dos assentados é de imigrantes, pessoas que decidiram se mudar para a Amazônia na busca de novas oportunidades já exauridas em seus estados. Ocorre que passada a fase final, os imigrantes foram abandonados à própria sorte pelo estado brasileiro e nisso reside, talvez, a principal causa da grande maioria dos problemas enfrentados pela população, inclusive a violência - resumiu Vanessa Grazziotin.



20/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin relata visita de senadores a região de conflitos agrários

Para Vanessa Grazziotin, Bolsa Família fortalece 'poder feminino'

Comissão sugere uso da mediação em conflitos entre poder público e particulares

Vanessa Grazziotin assume Subcomissão Permanente da Amazônia

Vanessa Grazziotin diz que Brasil deu exemplo ao reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia

Vanessa Grazziotin anuncia abertura da Feira Internacional da Amazônia