Vanessa Grazziotin cobra regulamentação da PEC das Domésticas



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reclamou em Plenário, nesta quarta-feira (2), que a Emenda Constitucional das domésticas completa um ano, hoje, sem que os direitos da categoria tenham sido regulamentados.  Essa regulamentação é essencial para que os direitos da categoria possam sair do papel e virar realidade.

Ela disse que o Senado já fez sua parte, aprovando ainda em julho do ano passado o projeto que regulamenta os direitos previstos na emenda, mas até hoje a proposta aguarda votação na Câmara.

Vanessa Grazziotin comentou que um terço das trabalhadoras brasileiras atua no serviço doméstico e a maioria delas ainda não tem carteira assinada.

- Até hoje a Câmara dos Deputados ainda não votou a matéria, o que prejudica enormemente a situação de muitas trabalhadoras. De acordo com relatório  da OIT [Organização Internacional do Trabalho], feito a partir de levantamento em 117 países, o Brasil é o país que tem maior quantidade de trabalhadores e trabalhadoras domésticos - declarou.

Vanessa Grazziotin ainda comemorou a aprovação de duas propostas nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): o projeto que proíbe qualquer contribuição financeira de empresas para partidos e políticos; e a proposta de emenda constitucional que beneficia os soldados da borracha.



02/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora emenda constitucional das domésticas

Vanessa Grazziotin cobra maior participação das mulheres na política

Vanessa Grazziotin cobra mais participação das mulheres na política brasileira

Vanessa Grazziotin cobra aprovação de PEC que restabelece diploma obrigatório para jornalistas

Vanessa Grazziotin cobra explicações da Eletrobrás Amazonas sobre apagões em Manaus

Emenda Constitucional das Domésticas completa um ano sem regulamentação