Vanessa Grazziotin comemora crescimento do PIB




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou nesta quinta-feira (3), em Plenário, o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto no ano passado, em relação a 2009. A senadora disse que, agora, o Brasil não é mais a oitava economia do mundo.

- Nós somos, a partir deste anúncio, considerados a 7ª economia do mundo, ultrapassando França e Reino Unido - comemorou.

Vanessa assinalou que, mesmo sendo importante, a notícia precisa ser analisada com toda cautela, pois os números remetem a uma reflexão, não apenas do que se passou com a economia brasileira, mas também do que deverá acontecer nos próximos meses.

- Essa é uma notícia alvissareira, uma notícia importante, uma notícia que traz alegria para todos nós. Entretanto, penso que esse grande motivo de comemoração tem a sua comemoração um pouco nublada por outra decisão tomada no dia de ontem pelo Comitê de Política Monetária, que fez com que as taxas de juros do Brasil, as taxas básicas Selic, subissem em 0,5 ponto percentual, ou seja, de 11,25 para 11,75 - alertou.

Para a senadora, isso significa que o Banco Central continua a pôr em prática a intenção de frear o crescimento da economia brasileira, o que, em seu entendimento, não é bom. Ela observou que o próprio ministro Mantega, quando deu a notícia do crescimento de 7,5% em 2010, fez questão de deixar claro que a economia brasileira não está superaquecida, pois esses dados são relativos ao ano de 2010, quando o mundo e o Brasil acabavam de sair da crise financeira. O ministro também ressaltou que a economia teve um crescimento maior por conta da queda dos anos anteriores, quando houve estagnação do PIB.

- Segundo o próprio ministro Mantega, hoje a economia anda num ritmo de crescimento de 5% a 5,5%. Seria muito bom que continuássemos com os percentuais, com os índices alcançados em 2010: 7,5%. Isso seria muito importante, primeiro, para possibilitar a recuperação dos salários dos trabalhadores e assim melhorar a qualidade de vida de todos e de todas; segundo, para gerar mais empregos - afirmou.



03/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora crescimento da indústria nacional

Vanessa Grazziotin defende governo de críticas por baixo crescimento do PIB

Vanessa Grazziotin destaca crescimento do Polo Industrial de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora resultado de leilão da ANP

Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin comemora conquistas das donas de casa