Vanessa Grazziotin comunica resoluções do Comitê Central do PCdoB




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comunicou ao Plenário nesta segunda-feira (21) as resoluções aprovadas pelo Comitê Central do Partido Comunista do Brasil em reunião do Diretório Nacional nesse fim de semana em São Paulo. De acordo com a senadora, a legenda reafirmou seu apoio ao governo Dilma Rousseff por acreditar que a presidente vai dar continuidade aos avanços iniciados durante os oito anos de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre a política econômica brasileira, informou a senadora, o PCdoB decidiu apoiar medidas "para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento soberano e democrático" que promova o bem-estar do povo e a integração regional. Para isso, disse Vanessa Grazziotin, o país precisa encontrar alternativas ao aumento de juros para o combate à inflação, para que não haja aumento do endividamento das famílias.

O PCdoB defende também, informou a senadora, a valorização dos salários, melhorias na distribuição de renda, diminuição das desigualdades sociais, redução das taxas de juros e das despesas com a dívida pública. O partido sugere ainda que o país busque alcançar uma taxa de investimentos da ordem de 25% do Produto Interno Bruto (PIB), para que o Brasil continue crescendo de acordo com as necessidades da população. Em 2010, disse Vanessa Grazziotin, a taxa de investimento foi de somente 19% do PIB. Ela também informou que seu partido advoga o controle do capital financeiro externo especulativo, com taxações mais efetivas e quarentena desses recursos, além da realização da reforma tributária.

- Precisamos de um sistema tributário que cobre menos de um número maior de contribuintes, essa é a lógica principal, e de uma reforma tributária que não tribute com tanta força exatamente os setores da economia que mais geram empregos. Infelizmente é isso que acontece em nosso país - afirmou.

Outra resolução aprovada pelo PCdoB, comunicou a senadora, condena a recente incursão militar de países ocidentais na Líbia.

Vanessa Grazziotin acrescentou que o PCdoB já está se preparando para as comemorações dos 90 anos de atividade da legenda, a serem completados em 25 de março de 2012.

- No próximo dia 25 completaremos 89 anos; no dia 25 de março de 2012 estaremos completando 90 anos de fundação, com atuação ininterrupta na história do país. Uma atuação, na maior parte dos anos, muito difícil, porque o partido esteve durante longos períodos na clandestinidade. Mas nunca, nunca deixamos de atuar - disse.



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin é a nova líder do PCdoB no Senado

Vanessa Grazziotin lamenta morte de ex-dirigente do PCdoB

Vanessa Grazziotin destaca manifesto do PCdoB em favor das mulheres

Vanessa Grazziotin lê nota do PCdoB sobre morte de Chávez

Vanessa Grazziotin lê nota do PCdoB na Câmara contra 'precarização do trabalho'