Vanessa Grazziotin critica ajuste fiscal do Governo
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou, nesta sexta-feira (18), as medidas do governo federal que vêm sendo adotadas para garantir o ajuste fiscal e a meta inflacionária. Em discurso no Plenário, a parlamentar pelo Amazonas reconheceu o esforço da presidente Dilma Rousseff para garantir o crescimento econômico do país, mas afirmou que as medidas são "extremamente rígidas".
- As medidas fiscais que vêm sendo adotadas talvez sejam rígidas demais, podendo vir a comprometer a continuidade, o ciclo de crescimento, o ciclo virtuoso que nós temos conquistado no Brasil - alertou Vanessa Grazziotin.
Ela defendeu a revisão dessas metas para garantir que o país possa continuar crescendo e avançando cada vez mais. A senadora garantiu, no entanto, que não está defendendo o fim dos cortes no Orçamento da União, pois acha "necessário um certo equilíbrio", mas assinalou que "está muito exagerado".
Ainda com relação ao Orçamento, a senadora observou que, no seu entendimento, não houve um corte de R$ 50 bilhões, mas sim um contingenciamento, que pode ser encerrado a qualquer momento, "se não em todo, pelo menos em parte".
Em aparte, o senador Jorge Viana (PT - AC) afirmou que as metas rigorosas de vários governos estão "escravizando as políticas públicas do mundo". Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) ressaltou que esses cortes orçamentários não são seletivos e ponderou que "corte não seletivo é burro, porque não atinge os objetivos a que se propõe".
18/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin afirma que Amazonas não pratica guerra fiscal
DELFIM NETO CRITICA AJUSTE FISCAL
DELFIM NETO CRITICA AJUSTE FISCAL
CABRAL CRITICA MEDIDAS DO AJUSTE FISCAL
Vanessa Grazziotin critica aprovação da PEC da Música
Vanessa Grazziotin critica corte no Orçamento