Vanessa Grazziotin culpa Infraero por reforma do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, não sair do papel




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) teceu nesta terça-feira (5) críticas veementes à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por não ter, após promessas que já se estendem por dois anos, apresentado o projeto básico para a reforma do Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Vanessa Grazziotin informou ter apresentado requerimento na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para que o presidente da autarquia, Gustavo do Vale, compareça ao Senado para prestar informações sobre o atraso nas obras.

- Nós da bancada do Norte teremos que fazer uma forte ação, senão Manaus estará fora da Copa das Confederações, porque não há condições de concluir as obras até 2013. O aeroporto Eduardo Gomes é o terceiro do Brasil em movimentação de cargas. A fonte de recursos [do aeroporto] é muito mais pela movimentação de cargas - afirmou, ao argumentar não haver a desculpa de que faltam recursos para a execução da obra.

A parlamentar elogiou a atuação do ministro dos Esportes, Orlando Silva, também do PCdoB, que, segundo ela, esteve há algumas semanas em Manaus e reuniu-se com representantes do governo estadual,com o prefeito e outras autoridades para debater os entraves à realização dos eventos esportivos.

Vanessa Grazziotin assinalou que a construção da arena esportiva em Manaus é "a obra mais adiantada no país" e que a mobilidade urbana está bem encaminhada, estando o problema restrito à reforma do aeroporto, que, construído em 1976, quando foi considerado uma obra moderna e inovadora, nunca teve reformas.

Segundo a parlamentar, a construção de uma segunda pista no aeroporto em algumas ocasiões é confirmada pela Infraero, em outras é considerada opção descartada.

- A crítica vai à direção da Infraero. Estamos tratando do assunto há dois anos a Infraero não vem falando a verdade e nem tratando o assunto com a seriedade que o tema merece, ora tem segunda pista ora não tem segunda pista. Perdemos somente para Guarulhos e Viracopos [em transporte de carga] e somos tratados desse jeito. Corremos o risco de perdermos Manaus como sede da Copa - protestou, ao encerrar o pronunciamento.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) manifestou solidariedade à senadora. Elogiou o ministro Orlando Silva, que considera estar realizando "cruzada heróica" para que as obras da Copa dentro do cronograma previsto.



05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin presta homenagem a Manaus

Vanessa Grazziotin anuncia candidatura à Prefeitura de Manaus

Vanessa Grazziotin destaca geração de empregos em Manaus

Vanessa Grazziotin saúda relançamento da OTCA em Manaus

Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus