Vanessa Grazziotin destaca lançamento do programa Prorural no Amazonas



Em pronunciamento nesta terça-feira (26), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou o lançamento, pelo governo do Amazonas, do programa Prorural, que prevê a transferência de tecnologia à produção agrícola em dez setores, com foco na produção de juta e malva, produtos dos quais o Amazonas é o maior produtor nacional.

O programa também prevê apoio à pecuária sustentável, piscicultura, manejo madeireiro, fruticultura, borracha e olericultura, com ações visando a organização social e comercialização dos produtos, a partir da atuação inicial de 200 profissionais, que estarão capacitados a levar tecnologia ao campo a partir de abril, disse Vanessa Grazziotin.

O Amazonas é a maior unidade da Federação, ocupandp a maior parte da Amazônia brasileira, com 90% de suas áreas preservadas, salientou Vanessa Grazziotin. O estado, sublinhou, conta com cinco milhões de habitantes, a maioria vivendo na capital Manaus, e tem 98% de sua produção gerada pelo pólo industrial da Zona Franca, com um setor primário pouco desenvolvido.

- Os ribeirinhos não têm a tradição do cultivo correto e sustentável, o cultivo se dá para a subsistência, mas é preciso avançar e contribuir com o crescimento do setor – afirmou.

Vanessa Grazziotin ressaltou que a Zona Franca “não é perene”, e que a maior floresta tropical do planeta guarda em si a maior riqueza, que tem que ser aproveitadas do ponto de vista sustentável, que é o eixo principal do Prorural.



26/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin destaca lançamento do Brasil Sem Miséria na região Norte

Vanessa Grazziotin comemora lançamento do programa Brasil Carinhoso

Vanessa Grazziotin destaca clima de unidade em lançamento da Comissão Nacional da Verdade

Vanessa Grazziotin destaca lançamento de cartilha sobre a participação da mulher na política

Vanessa Grazziotin aponta diminuição da pobreza no Brasil e saúda lançamento de novo programa federal

Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas