Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou, nesta terça-feira (24), que a cheia deste ano será uma das mais severas registradas no Amazonas. “A situação é alarmante. O Serviço Geológico do Brasil no Amazonas anunciou no início do mês de abril que a cheia do rio Negro, em Manaus, pode atingir a média de 29,67 metros, apenas dez centímetros abaixo da maior cheia já registrada, no ano de 2009, quando o rio atingiu 29,77 metros.
Vanessa Grazziotin explicou que a previsão é de que 31 cidades do Amazonas decretem situação de emergência por conta das cheias. Até o momento, 25 cidades já foram atingidas e decretaram emergência, isso representa em torno de 30 mil famílias que sofreram o impacto das cheias diretamente.
A senadora lembrou ainda que as ajudas que os governos estadual e federal vêm prestando as vítimas das enchentes são fundamentais para que o Amazonas enfrente esse momento de dificuldade. Entre as ações adotadas pelo governo, ela destacou o envio de kit de medicamentos para as famílias atingidas para prevenir que doenças se espalhem e piorem ainda mais a situação das vítimas.
- As pessoas que vivem nos grandes centros, talvez, não tenham ideia do que é um ribeirinho que vive na calha do rio Purus, do rio Juruá, ver a sua casa ser totalmente tomada pelas águas e, mais do que isso, a perda da sua produção, do seu plantio – lamentou a senadora.
24/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amazonas está em estado de alerta contra a dengue, informa Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin diz que bancada do Amazonas está unida para defender interesses do estado
Vanessa Grazziotin alerta para necessidade de regulamentar FPE
Vanessa Grazziotin alerta para prazo de votação do FPE
Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas
Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas