Vanessa Grazziotin elogia esforços para construir pacto federativo



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou, nesta segunda-feira (16), a instalação da comissão de especialistas para rediscutir o pacto federativo e ressaltou a importância do debate e das decisões que serão tomadas, para a manutenção da unidade nacional e para o próprio desenvolvimento, com a busca de qualidade de vida para as pessoas.

A parlamentar afirmou que tem “plena convicção” de que a comissão de especialistas será de extrema importância para indicar caminhos de fortalecimento da unidade nacional.

– É uma nação que, desde o seu nascedouro, luta muito não só para manter, mas para fortalecer, cada vez mais, a sua unidade federativa. Mas nós não chegaremos a construir uma sociedade mais igual, combatendo, portanto, as desigualdades regionais que persistem ainda no Brasil, se não prepararmos um arcabouço jurídico que propicie esse fator. É a própria unidade do país, da nação, que se põe em risco quando essas desigualdades afloram, quando essas desigualdades viram marca profunda – afirmou Vanessa.

Desafios

A senadora chamou atenção para os desafios que precisam ser enfrentados, referindo-se a questões complexas, como a guerra fiscal e a definição sobre a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Vanessa recordou que, em junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a inconstitucionalidade de 14 leis estaduais.

– Mas, mesmo com essa decisão, vários governadores, logo no mês seguinte, reeditaram leis, concedendo incentivos fiscais – disse.

Como consequência, vários estados recorreram à Justiça e para resolver a questão o ministro Gilmar Mendes apresentou uma proposta de edição de súmula vinculante sobre o assunto, ainda não foi votada pelo Plenário do STF. O objetivo é impedir isenções e incentivos sem prévia aprovação em convênio celebrado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Além disso, segundo Vanessa, com a súmula vinculante em vigor, quem se sentir prejudicado por leis que fomentem a guerra fiscal poderá pegar um atalho até o STF.

A senadora também lembrou que até 31 de dezembro o Congresso Nacional precisa definir novos critérios para a distribuição dos recursos do FPE. O prazo foi estabelecido pelo STF ao julgar inconstitucionais os cálculos adotados atualmente, sem a elaboração de lei complementar, como previa a Constituição de 1988.

Vanessa Grazziotin também citou o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que trata da unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com mercadorias importadas. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na semana passada e deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (17).

– Esse é um projeto extremamente importante para o país, mas por outro lado, alguns estados sofrerão um impacto econômico significativo – observou.



16/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


'É hora de um novo pacto para enfrentar a crise mundial', defende Vanessa Grazziotin

Raupp elogia criação de comissão de especialistas para discutir pacto federativo

Vanessa Grazziotin elogia medidas do governo para incentivar indústria nacional

Sarney elogia trabalho da comissão do pacto federativo

Vanessa Grazziotin elogia possível isenção para participação nos lucros recebida por empregados

Cyro Miranda elogia sugestões da comissão do pacto federativo