Vanessa Grazziotin elogia instalação de CPI do Tráfico de Pessoas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou o Senado pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas. Segundo assinalou, esse crime "bárbaro" movimenta cerca de US$ 30 bilhões ao ano no mundo e seus agentes se aproveitam para explorar, principalmente, jovens em situação de fragilidade econômica e social.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) já revelavam, em 2005, o tráfico de 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ainda pelo levantamentocitado pela senadora em Plenário, nesta sexta-feira (6), 43% dessas vítimas eram alvo de exploração sexual, enquanto 32% se enquadravam em outros tipos de exploração econômica, como o trabalho escravo.
- Essa CPI não deve só fazer o diagnóstico do problema, mas embasar mudanças legislativas e cobrar políticas públicas urgentes de combate a esse crime - afirmou.
Um dos focos dessa comissão - presidida por Vanessa Grazziotin e proposta pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que foi indicada relatora - será a avaliação do Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, implementado de 2006 a 2010.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu o apoio de autoridades federais e estaduais aos trabalhos dessa CPI, que deverá ter um link no site do Senado Federal para receber denúncias e sugestões de políticas para combater esse delito.
Mães
Às vésperas do Dia das Mães, Vanessa Grazziotin também aproveitou para homenagear as mulheres brasileiras que são mães e têm a capacidade de conciliar a maternidade com o sustento da família.
- Foi-se o tempo em que a mulher era reservada às atividades domésticas. Hoje, ela já conquistou espaço na política e um nível mais elevado de escolaridade, embora ainda ganhe 30% menos que os homens - comentou, ao dizer que abraçava todas as mães brasileiras na figura de sua mãe, Dona Anadir.
06/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin defende criação de lei específica para o tráfico de pessoas
CPI do Tráfico de Pessoas vota relatório na próxima semana, informa Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin defende ajuda a migrantes haitianos e diz que CPI do Tráfico de Pessoas tratará do assunto
Em balanço de 2011,Vanessa Grazziotin destaca política de reajuste do mínimo e avanços na CPI do Tráfico de Pessoas
Vanessa Grazziotin critica instalação de fábrica de 'tablets' em São Paulo
Vanessa Grazziotin registra dia contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças