Vanessa Grazziotin elogia legalização de situação de 600 haitianos no Brasil
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou nesta terça-feira (10) que o Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, regularizou a situação de aproximadamente 600 haitianos que querem viver no Brasil. Segundo ela, são cerca de 250 pessoas que estão na cidade de Iñapari, no Peru, e mais de 360 pessoas em Tabatinga, no Amazonas.
Eles chegaram a essas cidades logo após o governo brasileiro limitar a 100 o número mensal de vistos concedidos para casos semelhantes, mas saíram do Haiti antes de a decisão ter sido publicada.
Grazziotin lembrou que, antes desse grupo, cerca de cinco mil haitianos já haviam entrado no país, através das fronteiras do Acre e do Amazonas, e grande parte deles já teve sua situação regularizada.
- somos um povo que passa por muita dificuldade, mas nunca deixamos de receber, com todo respeito, de forma extremamente acolhedora, estrangeiros que fogem de situações adversas e procuram o Brasil para iniciar uma nova etapa de vida – ressaltou a senadora.
10/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin elogia programa Brasil Carinhoso
Vanessa Grazziotin pede acordos bilaterais para resolver a questão dos haitianos
Vanessa Grazziotin defende ajuda a migrantes haitianos e diz que CPI do Tráfico de Pessoas tratará do assunto
Vanessa Grazziotin: situação da Petrobras reflete crise global
Vanessa Grazziotin: governo deve tratar situação de aeroportos com urgência
Vanessa Grazziotin elogia discurso de Dilma na ONU