Vanessa Grazziotin exige apuração de agressão sofrida antes de debate em Manaus



Em discurso nesta quarta-feira (12), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) protestou contra a agressão que sofreu momentos antes do debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus realizado nos estúdios do SBT na capital amazonense, na terça-feira (11). Os manifestantes chegaram a lançar ovos contra ela.

– Quando de minha chegada, fui surpreendida por uma ação da mais extrema violência. Não falo dessa tribuna como candidata, falo como mulher, senadora da República e cidadã. Como todos os cidadãos e cidadãs, mereço respeito e tratamento digno – relatou.

Ao lado de outros oito concorrentes, a senadora disputa a prefeitura amazonense, figurando na maioria das pesquisas na segunda colocação. Ela mostrou capas de jornais e fotografias do momento da agressão e disse ter sido um “ato planejado por um grupo que foi para frente da emissora junto com pessoas integrantes de outra candidatura”.

– Não podemos conviver com isso – afirmou.

Vanessa comunicou que enviou ao presidente José Sarney um ofício para que o Senado interceda junto à Polícia do Amazonas e ao Ministério Público estadual para que o episódio seja investigado e esclarecido.

– A democracia não suporta e não convive com esse tipo de atitude – disse.

Logo depois da comunicação de Vanessa, os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Marta Suplicy (PT-SP), Alfredo Nascimento (PR-AM), Magno Malta (PR-ES), Ana Amélia (PP-RS), João Capiberibe (PSB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA) solidarizaram-se com a colega. Antes, em seu pronunciamento, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) já havia condenado a agressão.

Eduardo Braga classificou o acontecido de “agressão vilmente covarde” e de “agressão física, moral e psicológica”. Ele leu editorial veiculado pela Rádio Cidade de Manaus, que rotulou a agressão de “atitude condenável sob todos os aspectos, um atentado contra a diversidade de ideias e a liberdade de opinião”.

Alfredo Nascimento pediu ao governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), a instalação de inquérito para apurar “os responsáveis por essa truculência”. Magno Malta tachou o episódio de “manifestação débil, irresponsável e desqualificada”.

Lídice da Mata afirmou que Vanessa é “uma das melhores parlamentares do país”.

– Foi um ataque vil e covarde que tem de ser repudiado por todas as mulheres que fazem política e por toda a população brasileira – afirmou Lídice.

João Capiberibe também lamentou a agressão a Vanessa e disse que acontecimentos como o de Manaus desqualificam a política.

O presidente José Sarney também prestou solidariedade a Vanessa em seu nome e em nome do Senado.

– Vanessa Grazziotin conquistou seu espaço no Senado pela sua competência. É uma senadora firme nos debates e na defesa de suas ideias – disse.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin presta homenagem a Manaus

Vanessa Grazziotin anuncia candidatura à Prefeitura de Manaus

Vanessa Grazziotin destaca geração de empregos em Manaus

Vanessa Grazziotin saúda relançamento da OTCA em Manaus

Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus