Vanessa Grazziotin pede agilidade ao BNDES na aprovação de projeto de monitoramento de biomas da Amazônia
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em discurso nesta quinta-feira (17), pediu agilidade ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na análise do projeto que permitirá o compartilhamento de dados sobre o monitoramento da floresta amazônica com os demais países que têm o bioma.
- Queremos que tudo seja agilizado, não só no banco, mas também no conselho que cuida do Fundo Amazônia para dar condições de que a presidente Dilma assine esse acordo com os presidentes dos outros sete países que compartilham o bioma na Rio + 20 – disse a senadora.
A senadora disse ter conversado a respeito do projeto em reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ela explicou que, durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima, realizada em 2011, o governo brasileiro anunciou a intenção de compartilhar esses dados para detecção de queimadas, desmatamentos e ações ilegais. Uma comissão especial foi formada e trabalhou em uma proposta para sua implantação, que agora está sob análise do banco e precisa ser viabilizada na prática. Segundo disse, o projeto custará em torno de R$ 60 milhões.
De acordo com Vanessa Grazziotin, a coordenação desse monitoramento deve ficar a cargo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que já faz o monitoramento para o Brasil, tornará disponíveis os dados para Colômbia, Bolívia, Venezuela, Peru, Equador, Suriname e Guiana. O Brasil detém 60% do bioma.
- Para que a gente possa preservar essa importante floresta tropical, precisamos de ações conjuntas – disse.
17/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin pede aprovação da PEC do Soldado da Borracha
Vanessa Grazziotin pede aprovação de PEC que equipara ‘soldados da borracha’ a ex-combatentes
Vanessa Grazziotin pede apoio para a campanha ‘Nossa Amazônia’
Vanessa Grazziotin pede atenção do governo para unidades de conservação na Amazônia
Vanessa Grazziotin comemora aprovação do projeto de redistribuição dos 'royalties'
Vanessa Grazziotin pede atenção a impasse entre funcionários e direção do Banco da Amazônia