Vanessa Grazziotin pede aprovação de PEC que equipara ‘soldados da borracha’ a ex-combatentes



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou, nesta quarta-feira (25), reunião realizada no fim de semana em Porto Velho pelo Sindicato dos Soldados da Borracha, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 556/2002, apresentada por ela quando ainda era deputada federal. A PEC garante aos soldados da borracha – seringueiros que foram trabalhar na Amazônia, recrutados pelo governo federal, para garantir o suprimento de borracha à indústria bélica dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial – os mesmos direitos garantidos aos ex-combatentes.

A senadora afirmou haver 6,7 mil seringueiros reconhecidos como soldados da borracha, todos inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a maioria com idade ao redor dos 80 anos. Quando ela apresentou a PEC, informou, havia mais de 14 mil soldados da borracha.

De acordo com a senadora, o Decreto 3.225, de 1943, definiu a situação militar desses trabalhadores. A Constituição reconhece e concede a esses seringueiros, ou a seus dependentes, uma pensão mensal vitalícia no valor de dois salários mínimos. A PEC estende a eles os direitos dos ex-combatentes, previstos no artigo 53 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição, como pensão especial correspondente ao posto de segundo-tenente das Forças Armadas; assistência médica, hospitalar e educacional gratuita; e aposentadoria com proventos integrais aos 25 anos de serviço efetivo, em qualquer regime jurídico.

Vanessa Grazziotin informou que aproximadamente 65 mil brasileiros tornaram-se soldados da borracha. Estima-se que 30 mil morreram precocemente, vítimas de doenças típicas de florestas tropicais ou de ataques de animais.



25/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin defende aprovação de PEC em favor de soldados da borracha

Vanessa Grazziotin pede aprovação da PEC do Soldado da Borracha

Vanessa Grazziotin defende aumento da pensão dos 'soldados da borracha'

Valdir Raupp defende aprovação da PEC que beneficia soldados da borracha

Vanessa Grazziotin pede agilidade ao BNDES na aprovação de projeto de monitoramento de biomas da Amazônia

Petecão pede reconhecimento do trabalho dos soldados da borracha