Vanessa Grazziotin pede aumento real para aposentados e pensionistas




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciou que irá encaminhar uma carta à presidente Dilma Rousseff na qual pede que seja garantido um ganho real nas remunerações dos aposentados e pensionistas. Ela disse que o veto aposto pela presidente ao artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estipula esse ganho real não significa que esse ganho não será concedido, uma vez que a LDO serve apenas de diretriz para os gastos governamentais.

- Quero crer que o veto tenha sido feito por questões técnicas, só isso - afirmou a senadora.

Na avaliação da senadora, o aumento real pode ser pago se houver uma diminuição nos gastos com juros para a rolagem da dívida pública brasileira. Ela afirmou que, para uma dívida que alcança 59% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, os juros chegam a 5,5% desse PIB. Para efeito de comparação, ela trouxe os números respectivos à dívida pública e ao gasto com juros em relação ao PIB de vários países, como Portugal, 93% e 3%; Estados Unidos, 62% e 1,4%; e França, 82% e 2,2%.

A senadora foi apoiada, em apartes, pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Armando Monteiro(PTB-PE).

No mesmo pronunciamento, Vanessa Grazziotin justificou sua ausência nas duas votações da tarde desta terça-feira (16) devido a um atraso no voo que a trouxe a Brasília. Também comunicou sua participação na abertura do 3º Encontro dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Amazonas; e na posse do deputado estadual Wilson Lisboa, de seu partido, na Assembleia Legislativa do Amazonas.



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim: bons resultados da Previdência permitem aumento real para aposentados e pensionistas

Paulo Paim defende aumento real para aposentados

Paim apresenta emenda à LDO para estender aumento real do salário mínimo aos aposentados

Suplicy defende aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo

Paim volta a defender aumento real para aposentados que recebem acima do mínimo

Paulo Paim pede solução para aposentados e pensionistas do Aerus