Vanessa Grazziotin pede mudanças na política macroeconômica



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu mudanças na política macroeconômica do país. Para a parlamentar, a atual política "deteriora as finanças públicas".

Em pronunciamento nesta quarta-feira (2), a senadora lembrou que cada meio ponto percentual a mais na taxa de juros causa um impacto no Tesouro Nacional de R$ 5 bilhões.

- Não dá para a política macroeconômica continuar sugando os recursos públicos - afirmou.

A parlamentar lamentou que alguns partidos tenham questionado a lei que estabelece a política do salário mínimo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ela disse que a política de valorização do salário mínimo "tem sido um dos instrumentos mais eficazes para a distribuição de renda e para a diminuição da pobreza" no país.

Em aparte, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou que a receita da Previdência é o que represa o salário mínimo. Ele afirmou que a Constituição optou por taxar a folha de pagamento das companhias, o que beneficiou as empresas intensivas de capital e as empresas intensivas de automação.

- Hoje uma montadora de veículos arrecada menos que uma oficina de fundo de quintal - afirmou o senador, sugerindo que a arrecadação previdenciária se baseie no lucro bruto ou no faturamento líquido das grandes empresas.



02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin elogia Dilma e pede mais participação de mulheres na política

Vanessa Grazziotin preside a Comissão de Mudanças Climáticas

Vanessa Grazziotin manifesta apoio ao governo e diz que é preciso aprofundar mudanças

Vanessa Grazziotin registra estudo da legislação brasileira sobre mudanças climáticas

Vanessa Grazziotin defende participação da mulher na política

Vídeo | Vanessa Grazziotin anuncia encontro de Assembleias Legislativas para debater mudanças climáticas