Vanessa Grazziotin ratifica apoio do PCdoB à revolução socialista cubana
Comemorando o 50º aniversário da declaração do caráter socialista da Revolução Cubana, marcada pela derrota dos Estados Unidos na invasão da Baía dos Porcos, em 1961, e o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ratificou nesta quarta-feira (20) o apoio e a solidariedade do seu partido à revolução socialista cubana.
- Uma revolução vitoriosa, que é fruto do sacrifício de todos os jovens cubanos, homens e mulheres: dos jovens operários, camponeses, estudantes, intelectuais e militares. Na manhã de 15 de abril, aviões B-26 com falsas insígnias cubanas bombardearam duas bases aéreas em Havana e Santiago de Cuba. A operação, que parecia líquida e certa, foi uma derrota contundente, e curta. Em apenas 72 horas os invasores treinados e armados pelos Estados Unidos foram derrotadas. E assim, se consagrou a 1ª derrota militar estadunidense em território latino-americano - afirmou.
Vanessa disse que o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba também é dotado do mesmo valor e importância histórica para o povo cubano, apesar do bloqueio norte-americano e das condições adversas no mercado internacional. Encerrado no dia de ontem, o Congresso, que contou com a participação de mil delegados, debateu e aprovou as linhas da política econômica e social do partido e da revolução, bem como "reafirmou o seu caráter socialista, democrático e transparente".
O senador Pedro Taques (PDT-MT) disse, em aparte, que a sociedade cubana é orgulhosa do seu regime. Ele assinalou que esteve em Cuba e conheceu os índices nas áreas de saúde e da educação, mas lhe "causou espécie" a falta de liberdade do povo cubano. Para ele, a sociedade brasileira é livre, mas não é justa, enquanto a sociedade cubana é justa, mas não é livre.
- Não há sentimento maior para um indivíduo do que a liberdade de escolher o seu destino. Eu não posso crer em uma democracia em que há 47 anos o mesmo regime domina - observou.
20/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin comemora 50 anos da proclamação do caráter socialista da revolução cubana
Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB
Vanessa Grazziotin é a nova líder do PCdoB no Senado
Vanessa Grazziotin lamenta morte de ex-dirigente do PCdoB
Vanessa Grazziotin destaca manifesto do PCdoB em favor das mulheres
Vanessa Grazziotin lê nota do PCdoB sobre morte de Chávez