Vanessa Grazziotin registra entrega de diploma em homenagem às mulheres



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) saudou nesta quinta-feira (20) as mulheres agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, e destacou que o prêmio é um reconhecimento do Senado àquelas que têm se à causa feminina.

No dia 25, às 11h, o Senado realiza sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, durante a qual serão agraciadas as cinco vencedoras do diploma, em sua 13ª edição.

Neste ano serão agraciadas com o diploma  a militante do movimento feminista e secretária da Mulher do governo de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes; a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia de Souza Monteiro Rocha; a ex-deputada estadual da Bahia Maria José Rocha (Zezé Rocha); e a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, Maria Lygia Maynard Garcez Silva.

Representação política

Vanessa Grazziotin, procuradora da Mulher no Senado, voltou a cobrar o aumento da representação das mulheres na política, visto que representam mais da metade do eleitorado nacional, mas não ocupam sequer 10% das cadeiras do Parlamento. A senadora observou que muitas delas são impedidas de participar da política porque não conseguiram ultrapassar a barreira da tripla jornada de trabalho. Ela também apontou a existência de machismo na sociedade e nos próprios partidos políticos como fatores que impedem a ampliação da participação da mulher em cargos eletivos.

Para Vanessa Grazziotin, a lei que reserva 30% das vagas na política para mulheres não tem sido eficiente, pois não obriga os partidos a seguir a legislação, não prevê “punição séria” às agremiações e nem determina que as mulheres tenham amplo acesso aos recursos do fundo partidário.

Quintas femininas

Foi retomado hoje, no Auditório do Interlegis, o projeto Quintas Femininas, promovido pelas bancadas femininas do Senado e da Câmara dos Deputados, com debates sobre temas relacionados a questões de gênero.

Segundo Vanessa Grazziotin, o foco deste ano será “democracia e igualdade de gênero”. Ela conclamou assembleias legislativas e câmaras de vereadores sigam o exemplo do Congresso e também criem estruturas como a Procuradoria da Mulher.

Coordenadora da bancada feminina na Câmara, a deputada Jô Moraes, destacou a importância de levar a todos os espaços institucionais as atividades das bancadas femininas e seus canais de atuação. Ela disse que a bancada feminina na Câmara dos Deputados conquistou direito a participar das discussões no Colégio de Líderes, que define a pauta da Casa, além de ter espaço em plenário para encaminhar as votações.



20/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra dia contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças

Vanessa Grazziotin cobra aprovação de PEC que restabelece diploma obrigatório para jornalistas

Vanessa Grazziotin anuncia ganhadoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Vanessa Grazziotin presta homenagem a Manaus

Vanessa Grazziotin registra participação no Parlamericas

Vanessa Grazziotin cobra maior participação das mulheres na política