Vanessa quer conscientização sobre participação da mulher na política
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu nesta quarta-feira, em pronunciamento no plenário, a realização de uma grande campanha de esclarecimento, junto à população, sobre a importância da participação feminina na política.
Ela explicou que, de acordo com o texto da proposta de minirreforma eleitoral, aprovada no final do ano passado pelo Senado, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promover campanhas com essa finalidade seis meses antes das próximas eleições.
Vanessa contou que foi com esse objetivo que um grupo de deputadas e senadoras procurou o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. E, segundo a senadora, ele foi receptivo à ideia.
— Porque a campanha é suprapartidária. É uma campanha genérica, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade brasileira em relação à pouquíssima presença das mulheres na política brasileira, seja no Poder Executivo, seja no parlamento — disse.
Vanessa Grazziotin lembrou que nas últimas eleições, em 2010, foram eleitas 45 deputadas federais, ou seja, apenas 9% da Câmara dos Deputados. E, no Senado, apenas 13% dos seus integrantes são mulheres.
Esse resultado, na opinião da senadora, é muito pouco se for levado em conta que quase 52% do eleitorado brasileiro é formado por mulheres.
Desempenho econômico
Vanessa Grazziotin ainda lamentou que a imprensa e especialistas avaliem o desempenho do Brasil no ano passado apenas sob o ponto de vista econômico, apontando um desempenho fraco em 2013, menor do que o projetado.
Para a senadora, essa avaliação não pode esquecer que o mundo ainda não superou a crise econômica.
Vanessa observou que há outro ponto mais importante do que "os números frios sobre o baixo crescimento da economia".
— É muito melhor, é muito mais saudável, é muito mais humano, é muito mais manifestação de justiça um crescimento menor, porém com uma grande desconcentração de renda e distribuição de renda, do que um crescimento maior com uma forte concentração de renda. O esforço é exatamente para que o Brasil siga se desenvolvendo, crescendo, mas melhorando, acima de tudo, a qualidade de vida das pessoas — ressaltou a senadora.
04/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin quer consulta à população sobre participação da mulher na política
Vanessa Grazziotin destaca lançamento de cartilha sobre a participação da mulher na política
Vanessa Grazziotin defende participação da mulher na política
Vanessa Grazziotin comunica participação em evento sobre a mulher em São Paulo
Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política
BANCADA FEMININA LANÇA VÍDEO SOBRE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA MULHER