Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) declarou que vai defender na Comissão da Reforma Política o voto facultativo e o financiamento misto de campanha. Para ela, estas também são formas de ampliar a inserção das mulheres na política. Integrante da comissão instalada nesta terça-feira (22), Lucia Vânia considera a reforma política "a grande aposta das mulheres para acabar com a falta de equidade existente no processo eleitoral".

- O voto facultativo geraria o voto de opinião e isso facilitaria a inserção de mulheres na política. O financiamento misto de campanha também já ajudaria bastante - disse, ao defender ainda o combate ao abuso de poder econômico nas disputas eleitorais.

Para a senadora, o grande debate na Comissão da Reforma Política deverá ser em torno do sistema de voto proporcional com lista aberta, adotado no país para eleição de deputados e vereadores.

Lúcia Vânia elogiou o presidente do Senado, José Sarney, pela prioridade dada à reforma política e pela escolha dos nomes para compor a comissão.

- Ele teve o cuidado de escolher pessoas experientes, que conhecem profundamente do processo político - observou ela, elogiando ainda a indicação de três senadoras para integrar o grupo. Além de Lúcia Vânia, fazem parte da comissão as senadoras Ana Rita (PT-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).



22/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouvidora do Senado, Lúcia Vânia quer ampliar participação popular

Financiamento público para campanhas pode ajudar as mulheres na política, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia defende reforma política em seminário sobre a mulher

Agro 2000 - Nossa Caixa Nosso Banco quer ampliar participação no financiamento agrícola

Presidente defende reforma política com voto distrital misto

Vanessa quer conscientização sobre participação da mulher na política