Varejo seria dominado por um grupo só
Segundo a página do Pão de Açúcar na internet, o grupo abriga as marcas de supermercados Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Sendas; a atacadista Assaí; a redeTaeq; e a rede de eletrodomésticos Ponto Frio.
O Pão de Açúcar foi fundado em 1948. Ao se unir às Casas Bahia, em dezembro de 2009, fusão ainda por ser concluída, o grupo passou a ter mais de 140 mil funcionários e mais de 1.800 lojas operando em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal. Em 2009, registrou faturamento bruto de R$ 26 bilhões.
Segundo a empresa, a estratégia é manter uma estrutura "multiformato" com os modelos supermercado (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercado (Extra), loja de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), loja de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assaí Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico.
As informações sobre o projeto de fusão do grupo com a rede francesa Carrefour não permitem vislumbrar o quanto essa estrutura seria mudada. Entre os críticos da fusão - inclusive senadores - há quem tema prejuízos ao consumidor em razão do poder de formação de preços nas mãos de uma empresa só, e até do fechamento de pontos de venda. No DF, por exemplo, há lojas das marcas Extra e Carrefour em franca concorrência, situadas uma de frente para a outra.
As dúvidas decorrem da visão que as próprias empresas apresentam sobre seu posicionamento no mercado. Em 35 anos no Brasil, o Carrefour montou uma rede de mais de 500 lojas e afirma "se relacionar com mais de um milhão de pessoas todos os dias". Ao contrário do Pão de Açúcar, o grupo manteve a marca Carrefour em suas atividades, com algumas variações. "Bairro" e "atacado" são duas delas. O grupo tem postos de combustíveis, um braço financeiro e drogarias, além de operar no comércio eletrônico.
"Vizinhança"
Segundo a página do grupo, a marca de supermercados Pão de Açúcar é classificada como "de vizinhança" e integra 151 lojas, cinco postos de combustíveis e cinco drogarias distribuídos nas Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.
A marca Extra nasceu em 1989, com a reformulação do Jumbo Campo Grande. O Extra é descrito ali como "uma rede de varejo completa". São 114 hipermercados, 118 supermercados, 67 lojas de proximidade, 64 postos de combustíveis e 135 drogarias distribuídos nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
A história da Sendas começou em 1924, "com um modesto comércio batizado de Armazém Transmontano, em São Mateus, São João de Meriti no Estado do Rio de Janeiro".Em 1960, a firma recebeu o nome de Casas Sendas. Em 2004, veio à associação com o Grupo Pão de Açúcar, que deu início à Sendas Distribuidora.
Também considerado um "supermercado de vizinhança" e com "a cara do Rio de Janeiro", o Sendas tem 13 lojas em algumas das principais cidades do estado do Rio.
Classe C
A redeCompreBem começou com a aquisição da rede Barateiro em 1998 e tem como público alvo os consumidores das classes C/D. É igualmente rotulado como "de vizinhança", mas a página o classifica ainda como "parceiro da mulher". Integra 93 supermercados, quatro drogarias e dez postos de combustível.
Os formatos das lojas Taeq atendem a uma classe de consumidores de renda mais alta e sofisticada. As lojas de galeria ficam na entrada de supermercados das redes Pão de Açúcar e Extra, enquanto as lojas Taeq com o conceito store in store (loja dentro do da loja) estão localizadas dentro dos hipermercados Extra. As lojas itinerantes podem ser montadas em grandes eventos e até "passar uma temporada na praia ou na montanha".
A rede Assaí Atacadista, está em operação desde 1974 com ênfase na distribuição de gêneros alimentícios e atendimento especializado aos pequenos e médios comerciantes. Segundo a página do Pão de Açúcar, a associação do grupo com a rede Assaí, em 2007, permitiu o ingresso num segmento batizado com o neologismo de "atacarejo", uma mistura de atacado e varejo.A rede tem 59 Lojas, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins e Ceará, além de um departamento de vendas externas que atende clientes em toda a grande São Paulo.
Fundado em 1946, o Ponto Frio passou a integrar o Grupo Pão de Açúcar em junho de 2009. A operação teria permitido ao conglomerado assumir a liderança do varejo brasileiro. O Ponto Frio tem mais de 450 lojas em todo o Brasil e cerca de 9.500 funcionários.
12/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pfeifer diz que concorrência seria reduzida e mercado de chocolates seria concentrado demais
Inadimplência no varejo cai 12,11% em novembro
Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro
Vendas no varejo crescem 1,9% em julho
Vendas no varejo crescem 1,5% em junho
Vendas no varejo crescem 1,3% em novembro