Veículos apreendidos na capital começam a ser compactados
Pioneira no país, medida é o primeiro passo para resolver uma questão de mais de 25 anos, gerada por entraves judiciais
São Paulo deu início, nesta segunda-feira, 17, à compactação de veículos apreendidos criminalmente na capital. Os carros estavam depositados no pátio da Secretaria de Segurança Pública, localizado em Santo Amaro, na zona sul da cidade.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Chamada de "compactação", a ação é inédita no país e tem por objetivo descontaminar e destruir as carcaças. Todos os detritos e resíduos (como baterias, pneus e catalisadores) são recolhidos das carcaças antes do início do processo.
No pátio de Santo Amaro serão compactados [descontamindados e então compactados] 13.500 veículos, dos quais 62% já estão liberados. "Fizemos um leilão para a empresa que fará a compactação de dessas carcaças, e temos uma licitação aberta para mais 32 mil. [Ao todo], chegaremos a 45 mil veículos", informou o governador Geraldo Alckmin.
A medida é o primeiro passo para resolver uma questão de mais de 25 anos, gerada por entraves judiciais que impediam a liberação desses veículos dos pátios. Em maio do ano passado, a Justiça autorizou que fossem realizados leilões dos 45 mil veículos apreendidos em pátios na cidade de São Paulo, atendendo a um pedido da Secretaria da Segurança Pública.
"Do ponto de vista da segurança, essa ação inibe a ação de receptores, de roubo de cargas e diminui o latrocínio. No que diz respeito ao meio ambiente, também estamos dando um grande passo, porque os fluídos dos veículos serão separados e reaproveitados", declarou o governador. Todo o material removido dos veículos recebe uma destinação conforme as normas ambientais.
Do Portal do Governo do Estado
02/17/2014
Artigos Relacionados
Governo vai destruir 45.131 veículos apreendidos
SP leiloa veículos apreendidos de traficantes
Aprovadas mudanças em leilão de veículos apreendidos
SP realiza primeiro leilão de veículos apreendidos de traficantes
Veículos apreendidos poderão ser destinados ao transporte escolar
Detran leiloa veículos apreendidos por alto índice de multas