Veja o comunicado do InterAction Council sobre as armas nucleares
1. Potências nucleares devem confirmar e implementar suas obrigações de acordo com o art. VI do Tratado de Não Proliferação para negociar e alcançar o desarmamento nuclear.
2. Todos os Estados possuidores de armas nucleares devem reduzir e, eventualmente, eliminar seu arsenais.
3. Especialmente a Rússia e os Estados Unidos, que possuem os maiores estoques, devem reduzir substancialmente o número de ogivas nucleares, incluindo armas não estratégicas.
Esses dois países possuem cerca de três mil ogivas nucelares. Só elas significariam que elas podem destruir a civilização que nós atualmente temos e a vida na face do universo.
Então é loucura que o mundo possa jamais pensar em desenvolver e aceitar a devolução, aceitar o desenvolvimento dessa tecnologia.
4. Os Estados devem se comprometer a não fazerem o primeiro uso das armas nucleares.
5. Uma convenção que proíba armas deve ser concluída da mesma maneira que convenções que proíbam armas biológicas e químicas.
6. Todas as armas nucleares não estratégicas devem ser removidas para território nacional e devem ser desativadas e eliminadas assim que possível.
7. Todos os Estados remanescentes devem ratificar imediatamente o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares e fazê-lo vigorar prontamente.
8. As negociações sobre um tratado proibindo produções adicionais de material físsil para armas devem começar prontamente e devem, também, levar em conta a questão dos estoques já existentes.
9. Os Estados que fazem parte do Tratado de Não Proliferação devem ser pressionados a aceitar e ratificar o protocolo adicional de verificação de salvaguardas da Agência Internacional Atômica, devendo as potências nucleares ser encorajadas a colocar sob salvaguardas as usinas de enriquecimento e reprocessamento.
10. Todas as potências nucleares devem remover suas armas nucleares da posição de lançamento imediato e aumentar o tempo de aviso e de decisão.
(...)
13. Os governos nacionais devem criar, dentro de suas fronteiras de atuação, unidades que lidem com o desarmamento nuclear e o apóiem e que considerem como os Estados podem administrar suas defesas sem armas nucleares.
14. Os Estados devem substituir a filosofia da detenção nuclear pelo conceito de segurança comum.
15. O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve fazer do desarmamento uma parte central de sua missão. O Conselho de Segurança pode considerar a possibilidade de fazer um levantamento completo de armas nucleares em todos os países do mundo.
InterAction Council - 28º Sessão Plenária Anual - Comunicado Final - 18-20 de abril de 2010 - Hiroshima, Japão
28/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente falará sobre insegurança no mundo em reunião do InterAction Council
Dilma defende mais rigor sobre países que ameaçam o mundo com armas nucleares
Suplicy apóia decisão do governo de não aceitar pressão dos EUA sobre tratado de armas nucleares
Brasil recebe com cautela informações da Aiea de que Irã desenvolve armas nucleares
Sarney: Brasil deve ser cada vez mais duro contra armas nucleares
Capes divulga comunicado sobre o cadastro de discentes