Venda de lote do medicamento Dualid S 75mg é proibida



Foi publicado na última segunda-feira (20), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Diário Oficial da União (DOU), a apreensão e inutilização, em todo o País, do lote 0805720, validade 09/2014, do medicamento Dualid S (cloridrato de anfepramona, 75mg).

A decisão foi embasada na Resolução RDC 52/2011, que veda a fabricação, importação, exportação, distribuição, manipulação, prescrição, dispensação, o aviamento, comércio e uso de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros, bem como intermediários.

Durante a Operação Ágata V, uma equipe operacional formada por servidores da Anvisa e do Exército atuando na Ponte da Amizade, entre as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad Del Este (Paraguai), identificaram e apreenderam unidades do medicamento Dualid S, cloridrato de anfepramona, 75mg, com número de lote L: 0805720, validade 09/2014, sendo transportado clandestinamente para aquele País.

O medicamento Dualid S teve o registro cancelado pela Resolução - RE nº. 5492/11 e segundo levantamento a produção era exclusivamente realizada em território brasileiro. O dado mostra que não há nenhum tipo de exportação legalizada do medicamento e de acordo com a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A, que fora a detentora do registro em território nacional, o lote em questão não foi fabricado por ela.

Dualid S (Cloridrato de anfepramona)

O medicamento, que é de uso adulto, é uma amina simpatomimética com algumas atividades farmacológicas semelhantes à anfetamina. A medicação é adjuvante das dietas hipocalóricas, durante o tratamento de obesidade.

As pessoas que já tiverem adquirido o lote ou produto apreendido devem interromper o uso.

Confira íntegra da resolução

Fonte:

Anvisa



24/08/2012 19:00


Artigos Relacionados


Anvisa apreende lote de medicamento falso

Lote de medicamento é suspenso por troca de embalagem

Anvisa recolhe lote de medicamento usado no tratamento de hipertensão arterial

Proibida venda de 2 marcas de queijo prato

Proibida venda de 9 marcas de farinha de milho

Consumidor: Fundação Procon-SP alerta sobre recall do medicamento Xantinon B12 Lote 009048