Vendas no varejo sobem em novembro pelo 9º mês seguido, informa IBGE
O volume de vendas no varejo em novembro de 2013 cresceu 0,7% em relação ao mês anterior, quando havia subido 0,3%, de acordo com dado revisado e já descontados os efeitos sazonais. A receita nominal avançou 1,1% em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2012, a expansão foi de 7%.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bom resultado foi maior que o esperado pelo mercado, segundo mostram pesquisas do setor divulgas anteriormente.
Em 2013, até novembro, o varejo teve aumento de 4,3%. Em 12 meses até novembro, o avanço foi de 4,4%. Desta forma, o volume de vendas teve seu nono mês consecutivo de crescimento, enquanto a receita nominal se mantém em alta desde março de 2012.
As médias móveis do volume e da receita cresceram 0,5% e 0,9%, respectivamente. Em relação a novembro de 2012, as variações foram de 7,0% para o volume e de 13,8% para a receita. Os acumulados no ano e nos últimos 12 meses, respectivamente, foram 4,3% e 4,4% para o volume de vendas e 12,0% e 11,9% na receita nominal.
Em relação a outubro de 2013, na série com ajuste do comércio varejista ampliado, houve altas em nove das 10 atividades pesquisadas, com destaque para Veículos e motos, partes e peças (2,5%), entre outras. Em relação a novembro de 2012, cresceu o volume de vendas das oito atividades do comércio varejista.
O volume de vendas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 5,7% em relação a novembro de 2012 e continua exercendo o principal impacto (40%) sobre o varejo. O setor de Móveis e eletrodomésticos cresceu 9,1% sobre novembro de 2012 e exerceu a segunda maior influência no resultado do varejo (17%).
“Mesmo com as alíquotas de IPI para a linha branca e para móveis sendo gradualmente repostas desde outubro, o setor mostrou resultado superior à média. No ano, o segmento acumula aumento de 5,8% no volume de vendas e, nos últimos 12 meses, 6,1%. Apesar dos incentivos reduzidos, o setor acumula desempenho acima da média do comércio varejista, decorrente do comportamento favorável da renda e do crédito”, afirmou o IBGE.
Resultados regionais
Em relação a novembro de 2012, cresceu o volume de vendas de 26 unidades da federação, principalmente em Rondônia (16,9%), Acre (13,7%); Maranhão (13,4%), Paraíba (12,0%) e Paraná (10,0%). A única queda foi em Roraima (-1,3%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, os destaques foram São Paulo (6,4%); Rio de Janeiro (8,8%); Paraná (10,0%); Minas Gerais (5,3%) e Rio Grande do Sul (5,1%).
Em relação ao volume de vendas do varejo ampliado, ainda na comparação com novembro de 2012, foram registradas altas em 23 unidades da federação, com as maiores taxas ocorrendo no Acre (14,1%); Rio de Janeiro (10,1%); Rio Grande do Norte (10,0%); Alagoas (9,7%) e Paraná (9,2%). Já os destaques negativos foram Roraima (-5,1%) e Amapá (-4,9%). As maiores contribuições para o resultado positivo do setor vieram de São Paulo (5,8%); Rio de Janeiro (10,1%), Rio Grande do Sul (9,1%); Paraná (9,2%) e Santa Catarina (5,1%).
Em volume de vendas, com relação a outubro de 2013, os resultados com ajuste sazonal, mostram 21 unidades da federação em alta, com as maiores variações ocorrendo em Tocantins (6,9%), Acre (5,7%), Mato Grosso do Sul (4,0%) e Roraima (3,5%). Já as maiores taxas negativas foram no Piauí (-0,8%) e Santa Catarina (-0,5%).
Mais detalhes sobre a pesquisa em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/.
Fonte: Portal Brasil com informações do IBGE
16/01/2014 11:36
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