Verbas federais destinadas a Nova Friburgo são bloqueadas por indícios de irregularidades
O Ministério da Integração Nacional e a Controladoria-Geral da União (CGU) bloquearam as verbas federais destinadas ao município de Nova Friburgo (RJ) para enfrentar os efeitos das chuvas de janeiro deste ano na região serrana fluminense. A decisão foi tomada depois da comprovação de indícios de irregularidades no uso dos recursos federais.
Foram várias as irregularidades encontradas, dentre elas: a fragilidade no acompanhamento dos serviços executados por empresas de engenharia e terraplenagem, a demora na construção de casas para desabrigados, a suspensão de obras em escolas por falta de pagamento, a omissão na prestação de contas quanto aos medicamentos da rede de saúde, a gestão precária de donativos, a insuficiência de recursos para atender todos desabrigados com aluguel social e a realização de saques de valores altos em dinheiro.
A prefeitura de Nova Friburgo terá 30 dias para apresentar defesa ao governo federal. Se os argumentos do município não forem convincentes, os recursos bloqueados serão retornados à União. A Advocacia-Geral da União (AGU) também tentará recuperar o dinheiro gasto pela prefeitura de maneira irregular.
A assessoria de imprensa de Nova Friburgo informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão do governo federal.
Fonte:
15/08/2011 16:14
Artigos Relacionados
Processos federais que tramitavam em Nova Friburgo serão digitalizados no RJ
CMA aprova medidas em resposta a irregularidades na atuação da Prefeitura de Nova Friburgo nas chuvas de 2011
Serys diz que não fez cortes nas verbas destinadas ao PAC
Patrocínio considera "terrorismo" o desvio de verbas destinadas aos carentes
JADER PEDE AO GOVERNO LIBERAÇÃO DE VERBAS DESTINADAS A TUCURUÍ
PF desarticula quadrilha que desviava verbas públicas destinadas à reforma agrária em SP