Via Campesina quer comercializar produtos orgânicos para Copa de 2014



Representantes da Via Campesina Brasil pediram ao Ministério do Esporte mais infraestrutura para esporte e lazer em assentamentos. A pauta de reivindicações inclui a criação de um programa de incentivo ao esporte nos assentamentos; a instalação de infraestrutura nas comunidades rurais; a construção de quadras no campo; e a garantia de apoio à comercialização de produtos orgânicos, produzidos em assentamentos, durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Durante o encontro, realizado na quinta-feira (25), o ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que vai encaminhar as solicitações apresentadas ao corpo técnico do ministério para avaliação. “Vamos conversar com as áreas responsáveis para analisar o que foi colocado aqui e ver como operacionalizar”, disse. O ministro sugeriu ainda a participação dos movimentos nos programas sociais desenvolvidos no Ministério do Esporte.

A líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Simone Tomas Santos, disse que os assentamentos sofrem com a falta de estrutura e apontou o diálogo com o governo federal como um caminho de prosperidade. “Esse diálogo com o Ministério do Esporte pode ser uma forma de avançarmos em infraestrutura esportiva e de lazer”, afirmou.

Para Simone, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem ser uma bela oportunidade para comercialização de produtos de assentamentos. “São grandes eventos, onde poderemos utilizar produtos orgânicos de reforma agrária. Buscamos uma política de apoio nesse sentido.”

 

Fonte:
Ministério do Esporte



26/08/2011 15:19


Artigos Relacionados


Pequenos produtores de alimentos orgânicos terão oportunidades na Copa de 2014

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País

Feira apresenta produtos, serviços e destinos voltados para o turismo na Copa de 2014

Copa de 2014 terá produtos da sociobiodiversidade

Produtos da agricultura familiar serão comercializados na Copa do Mundo 2014

Admin. Penitenciária: Funap reinaugura espaço para comercializar produtos fabricados pelos presos