Viaja Mais: de descontos a acompanhante grátis



O programa Viaja Mais Melhor Idade não só aumentou o número de ofertas para idosos, aposentados e pensionistas, como passou a oferecer vantagens variadas, como embarque de três passageiros mediante o pagamento de dois, em Gramado; passeio turístico grátis em Maceió; refeição extra para quem comprar o pacote para Bonito; ganho de meia pensão em Riviera, no litoral paulista; e quarto em categoria superior em Natal para o público do Viaja Mais.

O Viaja Mais Melhor Idade fechou o primeiro mês de relançamento com mais de 236 mil acessos em seu site. O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 12,1% da população brasileira. Nesta primeira fase do programa, o site oferece ofertas de operadoras de turismo e agências de viagem. Em uma segunda etapa, haverá pacotes oferecidos diretamente por clubes de férias, meios de hospedagem (hotéis, pousadas, albergues) e empresas de cruzeiros marítimos.

"É um público crescente com disposição para viajar e conhecer o País, que pode ajudar ainda mais a estimular o turismo doméstico", diz o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. 

O programa, atualmente, oferece ofertas para 70 destinos do País. “A meta é ampliarmos o números de destinos e de locais de partida para atingirmos todos os estados brasileiros”, afirma Wilken Souto, coordenador geral de Segmentação. Há pacotes que incluem passagem aérea, refeições e hospedagens. Outros oferecem apenas a hospedagem e passeios avulsos.

Os destinos variam de acordo com a vocação da cidade escolhida. Há cruzeiros (Grand Amazon) pelos rios da maior floresta tropical do País que incluem safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena, com desconto de 20% para o público da terceira idade.

De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a população com mais de 60 anos deve movimentar R$ 1,62 bilhão no mercado de turismo este ano, 8% a mais que em 2012. 

Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, as empresas têm a opção de parcelar as ofertas ao público em até 48 vezes com juros reduzidos. Para participar do programa, as agências de viagens ou as operadoras de turismo precisam estar inscritas regularmente no Cadastur, vinculadas a uma entidade parceira do MTur (atualmente o Programa possui parceria com ABAV e BRAZTOA) e oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para o público da terceira idade. 

O Viaja Mais Melhor Idade já promoveu a venda de 599 mil pacotes de viagem desde que foi lançado (setembro de 2007 a dezembro de 2010). Os destinos mais procurados na primeira edição foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).

Fonte:

Ministério do Turismo



21/10/2013 15:16


Artigos Relacionados


Viaja Mais é lançado em Goiânia

Paulistano é o que mais viaja por terra

São Luís recebe programa Viaja Mais

Viaja Mais é lançado em Santa Catarina

Viaja Mais: Mtur faz reforço com os estados

Viaja Mais Melhor Idade é lançado em Roraima