Vice-líder do PSDB aceita mutirão sugerido por Jucá, mas não abre mão do Ficha Limpa e do fim da urgência no pré-sal



O vice-líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), disse apoiar proposta do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), de mutirão para votar todas as matérias que trancam a pauta do Plenário, desde que o governo retire a urgência para o pré-sal e que inclua o projeto Ficha Limpa. Na agenda do Senado, diversos projetos polêmicos têm prioridade de votação sobre os demais, sendo quatro medidas provisórias - entre as quais a que trata do reajuste de aposentadorias - e quatro projetos que definem o marco regulatório do pré-sal.

- Apoiamos [o mutirão], desde que a urgência do pré-sal seja retirada e que o Ficha Limpa tenha preferência, junto com o aumento dos aposentados - disse Alvaro.

Ao chegar à reunião da executiva nacional do PMDB, realizada na manhã desta terça-feira (19), Jucá anunciou que vai propor um mutirão para votar todas as matérias que obstruem a pauta do Senado.

Mais cedo, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que iria propor que o projeto Ficha Limpa tivesse preferência para votação em Plenário, à frente, inclusive, das medidas provisórias, o que seria antirregimental para o líder do governo.

Jucá reafirmou que vai apresentar emendas ao Ficha Limpa e que o projeto deve retornar à Câmara.Sobre essa afirmação, Alvaro Dias ponderou que também ele gostaria de aprimorar o projeto, para torná-lo mais rigoroso. No entanto, disse que não fará mudanças para não atrasar a tramitação da matéria.

- Não dá tempo. Se voltar à Câmara, não poderá vigorar nas eleições deste ano - frisou o senador pelo Paraná.

18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ficha Limpa: Demóstenes aceita examinar emendas de redação

Suplicy apresenta requerimento de urgência para o Ficha Limpa

Deputados aprovam regime de urgência para o Ficha Limpa

Sarney quer regime de urgência para projeto Ficha Limpa

Simon: 'Ficha Limpa' tem chance de ser votado em regime de urgência no Senado

Simon pede que Senado aprove 'ficha limpa' sem emendas e com urgência