VÍDEO MOSTRA TRABALHO DO PADRE PAOLINO BALDASSARI
O padre Paolino Baldassari, 74 anos de idade, mora no extremo oeste da Amazônia há mais de 46 anos e durante todo esse tempo foi o responsável pela fundação de mais de 70 escolas na região. Conforme mostra o vídeo, que será exibido a partir desta semana pela TV Senado, o religioso, além de prestar um serviço missionário, ajuda idosos, crianças e adolescentes na área de saúde e estimula a formação de cooperativas e sindicatos de trabalhadores.
Para o senador Tião Viana (PT-AC), que foi um dos responsáveis para que o vídeo fosse produzido pela TV Senado, o padre Paolino Baldassari já é um candidato ao Prêmio Nobel da Paz, "pela visão missionária que tem e pela prática da solidariedade humana que possui".
- Um homem que é capaz de se preocupar em ir para um canto do mundo chamado extremo oeste da Amazônia com o objetivo evangelizar índios, seringueiros e ribeirinhos, ter trabalhado na organização sindical, política, educacional e produção agrícola em condições precárias, tem a mesma dimensão do trabalho realizado por Madre Tereza de Calcutá e Gandi - disse Tião Viana.
Entende o senador que a produção do vídeo é um encontro do Senado Federal com a Amazônia brasileira, "num ato de o poder e o povo estarem juntos naquilo que existe de mais íntimo: o direito à vida, à dignidade e à liberdade que o povo da Amazônia merece". O vídio, conforme informou Tião Viana, está sendo traduzido para o inglês, o italiano e o espanhol e será exibido em vários países.
13/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá: Padre Paolino pede proteção à floresta Amazônica
COMEÇA SEMINÁRIO SOBRE AMAZÔNIA COM MINISTRO DO MEIO AMBIENTE E PADRE PAOLINO
Padre Paolino pede aprovação de projetos que contribuam para preservação da Floresta Amazônica, diz Sibá
Vídeo: Memorial da América Latina exibe mostra de vídeo 'New York, New York'
INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA MOSTRA FILME SOBRE PADRE CÍCERO
Heráclito homenageia padre Pedro Balzi, que desenvolveu trabalho social em Teresina