Videoconferência do Interlegis une Belém, Brasília e Belo Horizonte
De Belém, o presidente do Senado, Jader Barbalho, enfatizou que o Interlegis é "um programa inédito no mundo". Seu objetivo, afirmou, é não somente modernizar as atividades do Senado e do Poder Legislativo como um todo como também integrar toda a sociedade brasileira. A videoconferência, destacou o presidente do Senado, marcou a integração, pelo Interlegis, de todas as Assembléias Legislativas da Amazônia.
_ Os parlamentares poderão ter suas páginas no Interlegis e o cidadão comum poderá acompanhar suas atividades - ressaltou Jader Barbalho.
De acordo com o presidente do Senado, o programa pioneiro chamou a atenção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que resolveu financiar metade de seu custo total, de US$ 50 milhões. Em uma primeira etapa, o Interlegis pretende interligar 600 municípios considerados pólos regionais, para atingir duas mil cidades a médio prazo.
De Brasília, o vice-presidente do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), destacou que os parlamentares de todo o Brasil poderão acompanhar a evolução da legislação do país. Para Lobão, essa legislação é hoje "quase incontrolável", somando 130 mil leis e outros 60 mil decretos e medidas provisórias.
Segundo o senador pelo Maranhão, mais de seis mil parlamentares já se inscreveram no Interlegis. Informou ainda que a página da comunidade virtual do Poder Legislativo já contabiliza 275 mil acessos, em uma média de 20 mil por mês.
Também em Belém, o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Martinho Carmona, destacou que o Interlegis possibilita aos parlamentares de todo o país terem acesso não somente à legislação em vigor, como também às proposições que tramitam no Congresso Nacional. De Belo Horizonte, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Júlio de Faria, afirmou que o Interlegis é "um instrumento de peso para consolidar a democracia no país"".
O presidente do Senado coordenou, de Belém, a entrada de cada palestrante na videoconferência. Disse que a escolha de Minas Gerais, para participar do evento, devia-se a um mineiro "ao qual o Pará deve muito", o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Jader Barbalho enfatizou ter sido Juscelino quem construiu a rodovia Belém-Brasília, possibilitando ao estado sair do isolamento terrestre.
Também participou do evento, falando de Brasília, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Humberto Souto. Para ele, o surgimento do Interlegis representa o verdadeiro controle social do Poder Legislativo, mostrando a vereadores e deputados estaduais como devem prestar contas de seus atos.
28/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Força tarefa na Previdência prende falsários em Belém e em Belo Horizonte
Lei de saneamento é debatida em videoconferência no Interlegis
Interlegis realiza videoconferência com presidente do TCU
Videoconferência vai inaugurar projeto Interlegis na Paraíba
Interlegis lança curso para uso de videoconferência
Interlegis promove videoconferência sobre direitos humanos