Vigilância sanitária lança novas normas para a segurança dos pacientes em hospitais
Serviços de saúde públicos e privados terão que se estruturar e desenvolver ações que promovam a melhoria na qualidade dos serviços
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 36/2013) foi publicada nesta sexta-feira (26) e se aplica aos serviços de saúde públicos e privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem atividades de ensino e pesquisa.
Com a RDC 36/2013, cada serviço de saúde deverá estruturar, em 120 dias, o Núcleo de Segurança do Paciente (NPS), que irá desenvolver um Plano de Segurança do Paciente (PSP). O Plano deve estabelecer estratégias e ações de gestão de risco para a identificação do paciente, a higiene das mãos, a segurança cirúrgica, os cuidados com a prescrição, o uso e a administração de medicamentos, entre outros.
Os princípios do Plano são atuar na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, na disseminação sistemática da cultura de segurança, na articulação e na integração dos processos de gestão de risco e na garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
Será de responsabilidade do Núcleo (NSP) realizar a notificação dos eventos adversos ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como quedas de pacientes, infecções hospitalares e o agravamento da situação de saúde por falhas ocorridas durante a cirurgia, em até quinze dias após a ocorrência, com exceção para os casos que resultar em morte, os quais deverão ser notificados em até 72 horas.
- Saiba quais são as atribuições da Anvisa
- Rede Sentinela lança blog com notícias e informações sobre vigilância sanitária
- Saúde investirá R$ 23,6 milhões em prevenção ao câncer do colo do útero
29/07/2013 16:06
Artigos Relacionados
Aprovadas normas de vigilância sanitária para produtos dietéticos
Normas para a vigilância sanitária serão debatidas em subcomissão
CNI quer parceria com Anvisa para aperfeiçoar normas de vigilância sanitária nas indústrias
Programa de ações de vigilância sanitária estabelece segurança do paciente
Novas normas para humanização de Hospitais e Clínicas estão sob consulta
Iphan lança novas normas para a preservação de Paraty (RJ)