Virgínio de Carvalho acompanhará eleições no Zimbábue



O senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE) foi designado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para cumprir missão oficial na República do Zimbábue, como membro da missão que acompanhará o segundo turno das eleições presidenciais naquele país. Ao final da sessão desta segunda-feira (23), foi lido em Plenário o requerimento em que Virgínio pede permissão para o seu afastamento no período de 24 de junho a 3 de julho do corrente ano.

- Certamente nós senadores precisamos acompanhar de perto os esforços que a comunidade das Nações e a própria ONU venham a realizar para que haja um processo de pacificação e democratização efetivo, e não o que estava ocorrendo. O presidente [Robert] Mugabe chegou a declarar que, se ele perdesse as eleições, iria promover uma verdadeira guerra civil - disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em comentário ao requerimento.

O parlamentar explicou que as eleições em segundo turno talvez nem ocorram de fato porque o candidato da oposição, Morgan Tsvarangi, resolveu retirar a candidatura, denunciando que o processo eleitoral no Zimbábue estava se tornando um genocídio.



23/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgínio de Carvalho promete defender o Senado e a democracia

Toma posse Virgínio Carvalho,suplente de Maria do Carmo Alves

Delegação brasileira acompanhará eleições presidenciais do Timor-Leste

Aprovados embaixadores para Portugal e Zimbábue

CRE APRECIA NOME DE EMBAIXADOR DO BRASIL EM ZIMBABUE E MALAUI

CRE analisa nome de embaixadores para Romênia e Zimbábue