Vital do Rêgo anuncia manifesto pela abertura da Copa em Brasília
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou nesta sexta-feira (2) o lançamento de um manifesto em apoio à escolha de Brasília para sediar a abertura e o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, compareceu à sessão do Plenário durante o comunicado feito da tribuna pelo senador.
Brasília é uma das candidatas a sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, com o slogan "Brasília 51 anos, a Copa começa aqui". A decisão sobre quem abrirá o torneio será anunciada em outubro pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
- Essa data é um dia histórico porque o Senado oficialmente vai lançar um manifesto solicitando à Fifa, à CBF e comunicando ao governo os interesses, dos estados federados, aqui representados de ter a nossa capital, Brasília, como sede da abertura dos jogos de 2014 - disse o senador.
Vital do Rêgo, que é relator da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, também registrou que Brasília é a cidade-sede onde as obras estão mais avançadas.
- Entre todas as obras, Brasília já tem mais de 40% a mais do que qualquer outra sede em execução das obras - assinalou.
Em apartes, os senadores José Pimentel (PT-CE) e Wilson Santiago (PMDB-PB) apoiaram o discurso de Vital do Rêgo e destacaram que a escolha da capital é a que melhor representa os estados que não sediarão o mundial.
Após o discurso, o senador Paulo Paim (PT-RS) assinou o manifesto,juntando-se a outros 43 senadores que já haviam assinado o documento. A expectativa, informou Vital do Rego, é conseguir o apoio de pelos menos 60 senadores, incluindo o presidente da Casa, José Sarney.
Ao deixar o plenário do Senado, o governador Agnelo Queiroz disse que o apoio dos senadores será importante para que a capital receba a abertura da Copa do Mundo.
- O Senado representa justamente os estados brasileiros e é importante que, em um evento dessa magnitude, todo o Brasil se sinta representado. Nada melhor do que fazer a abertura na capital do país - disse.
02/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo apoia abertura da Copa do Mundo em Brasília
Vital do Rêgo vai relatar projeto da Lei Geral da Copa na CCJ
Vital do Rêgo: 'Atraso em obras para Copa e Olimpíadas custará muito caro ao país'
Vital do Rêgo critica controle de hospitais do Distrito Federal pela Rede D’Or
Brasília mantém ambição de receber abertura da Copa
Congresso participa da campanha para abertura da Copa em Brasília