Vital do Rêgo critica controle de hospitais do Distrito Federal pela Rede D’Or
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a criticar, nesta quarta-feira (19), a concentração dos hospitais de Brasília nas mãos da rede D’Or. De acordo com o senador, a rede D’Or agora detém 90% dos serviços hospitalares no Distrito Federal.
- A rede D’Or, faço questão de lembrar, é controlada diretamente pelo Banco BTG Pactual e já havia adquirido, no mês de abril, o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, em Brasília – disse.
Para Vital do Rêgo, “a iniciativa privada se aproveita da incapacidade do setor público na prestação de serviços na saúde” para oferecer serviços com o mínimo aceitável. Ele afirmou que os hospitais em Brasília estão sob controle de monopólio.
- Esta mesma Rede D’Or comprou, nos últimos três anos, 30 hospitais no país através de um financiamento do Banco Pactual. E pergunto: como é que vieram esses recursos?
Vital do Rêgo explicou que a Procuradoria-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) propôs, nesse mês, uma medida cautelar para que a compra de hospitais em larga escala, no país inteiro, não se concretize. Vital do Rêgo destacou que a monopolização não está presente somente nos hospitais, mas em todo o setor de saúde, como nas farmácias e laboratórios.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou-se contra a monopolização, mas defendeu a possibilidade das empresas privadas terem sistema de saúde desde que trabalhem para o interesse público, “cobrando dos ricos e tendo convênio do Estado para atenderem aos pobres”. E o senador Tomás Correia (PMDB-RO) afirmou que monopólio é ruim não somente na saúde, mas em todos os setores.
19/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo alerta para privatização de hospitais públicos via terceirização
Vital do Rêgo critica 'judicialização' da partilha dos royalties
Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas
Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos
Vital do Rêgo critica governo da Paraíba pelo corte de recursos à universidade do estado
Ricardo Ferraço pede equilíbrio na discussão dos 'royalties' e critica substitutivo de Vital do Rêgo