"Vocês têm uma presidenta parceira da produção agrícola", afirma Dilma



Na abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (20), a presidenta Dilma Rousseff afirmou ser parceira da produção agrícola da região. Dilma reafirmou o compromisso do governo com os produtores de uva e vinho brasileiros e elogiou Caxias do Sul e a Serra Gaúcha como referência na produção de vinhos e sucos, que, segundo ela, vem ganhando qualidade e reconhecimento dentro e fora do país.

Dilma destacou ainda a publicação, no Diário Oficial de hoje, do novo preço mínimo de R$ 0,63 por quilo de uva, que irá vigorar na safra 2014/2015 e que, conforme acordado com o setor, é 10% superior ao vigente até agora.

“Faço questão de repetir o que disse em 2012, quando estive aqui, nessa mesma festa: vocês têm uma presidenta parceira da produção agrícola desta região (…) Esta tem sido nossa prática: aprimorar, a cada safra, os instrumentos de apoio à produção agropecuária brasileira e à sua comercialização. Nossa tarefa, que cumpriremos com zelo, é oferecer aos dedicados e competentes agricultores de nosso país o apoio que precisam para continuar batendo recordes de produção, e garantindo o abastecimento e a segurança alimentar de nossa população”.

Agricultura familiar

Dilma também exaltou a força da agricultura familiar e o sucesso da vitivinicultura na região. “Hoje, Caxias é um centro importante, que veio se desenvolvendo ao longo do tempo na produção de uva e vinho”, disse. Além disso, a presidenta citou os inúmeros programas do Governo Federal de fomento à agricultura, entre eles o Pronaf. 

Compras Governamentais e estímulos à produção

A presidenta reafirmou que a prioridade nas compras efetuadas pelo governo será sempre das empresas nacionais e que essa prática vai além do estímulo à produção. Segundo Dilma, este será, também, um instrumento de fomento ao desenvolvimento da indústria brasileira. Para complementar, ela citou o programa InovarAuto, que auxilia no desenvolvimento da indústria automobilística brasileira.

Capacitação

Para finalizar, a presidenta elogiou os números do Pronatec no Rio Grande do Sul (380 mil formandos) e anunciou que a cidade de Caixas irá ganhar um novo campus federal. “Caxias está de parabéns, porque junto com a Festa da Uva, recebe um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”. O novo campus terá capacidade para 1,4 mil alunos.

Festa da Uva

Com o tema “Na alegria da diversidade” a 30ª edição da Festa Nacional da Uva começa, em Caxias do Sul (RS). Além da presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, participou da abertura do evento. 

A tradicional Festa da Uva, que começou em 1931 com um pequeno espaço de exposição de uvas e produtos coloniais em Caxias do Sul, conta, este ano, com novidades levadas pelo MDA. “Nesta Festa da Uva o Governo Federal reafirma o seu compromisso com o setor vitivinícola e os agricultores familiares”, afirma o ministro Pepe Vargas.

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto e Ministério do Desenvolvimento Agrário  



20/02/2014 16:51


Artigos Relacionados


Acordo com a União Europeia está próximo, afirma presidenta Dilma

Educação é o passaporte para o futuro do Brasil, afirma presidenta Dilma

Governo dedica atenção especial à indústria brasileira, afirma presidenta Dilma

Retirar 36 milhões da extrema pobreza é a maior vitória do País, afirma presidenta Dilma

Presidenta Dilma afirma que decisão do STF sobre lei Maria da Penha vai fortalecer a luta e eliminar controvérsias

Brasil vai ter a infraestrutura necessária para escoar a produção com o menor custo possível, afirma Dilma