Votação da PEC da CPMF será em 12 de junho



O Plenário aprovou nesta terça-feira (dia 21) o cronograma de tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), de acordo com requerimento assinado por todos os líderes de partidos e blocos partidários do Senado. Segundo o calendário, a PEC será votada em segundo turno no dia 12 de junho.

O requerimento, aprovado por unanimidade, prevê a realização de sessões ordinárias às segundas-feiras. Antes de votar a proposta em segundo turno, o Senado vai realizar duas sessões extraordinárias na manhã do dia 12 de junho, uma quarta-feira, para realização das sessões de discussão necessárias nessa fase da votação. Caso não houvesse alteração na tramitação e sem a realização de sessões ordinárias às segundas e sextas-feiras, a PEC seria aprovada apenas no próximo semestre.

A atual fase de cobrança da CPMF será encerrada dia 16 de junho. Pela Constituição, ela só poderá ser cobrada novamente 90 dias depois que o Congresso aprovar sua prorrogação. Para evitar interrupção de receitas, a emenda deveria ter sido aprovada no Senado no dia 16 de março último, o que não ocorreu porque a pauta de votações da Câmara esteve trancada por mais de um mês. À época, quase 20 medidas provisórias estavam com prazo de vencimento chegando ao fim, impedindo votações de projetos comuns e emendas constitucionais até que fosse feito um acordo partidário em torno das MPs.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana prevê que votação sobre CPMF será acirrada

Votação da PEC das MPs pode ser concluída em 1º de junho

Zulke defende votação do projeto da Uergs em junho

Bancada do PT quer garantir votação da Uergs ainda em junho

Bezerra diz que LDO será votada até 30 de junho

CTEEP será privatizada: vai a leilão no dia 28 de junho