Bancada do PT quer garantir votação da Uergs ainda em junho
A segunda vice-presidente da Assembléia Legislativa, Maria do Rosário (PT), afirmou, durante a 22ª audiência do Fórum Democrático, nesta segunda-feira, em Porto Alegre, que a bancada do PT está empenhada em construir um acordo para garantir que o projeto de lei do Executivo que cria a Universidade Estadual seja votado antes do recesso parlamentar. “Hoje é um dia fatal. Se não houver entendimento, o regime de urgência será a única alternativa que restará ao Governo”, assinalou.
Conforme a parlamentar, ao tramitar sob regime de urgência, o projeto terá 30 dias para ser votado, prazo que se encerrará às vésperas do recesso parlamentar de julho. “Para que a Uergs passe a funcionar no início do próximo ano letivo, é imprescindível que seja aprovada pela Assembléia ainda no primeiro semestre deste ano”, alertou, lembrando que o processo deverá ser encaminhado também ao Conselho Estadual de Educação. “A proposta foi exaustivamente debatida com a sociedade gaúcha tanto pelo Governo quanto pelo Legislativo. Agora, corremos contra o tempo para garantir a abertura dos primeiros cursos no início de 2002”, apontou.
Maria do Rosário argumentou ainda que as principais questões levantadas nas audiências do Fórum Democrático, no interior do Estado, estão sendo equacionadas pelo Governo. “Estamos empenhados em incluir no projeto a eleição direta para reitor e a garantia de acesso aos alunos carentes. Nos dois casos, trabalhamos para encontrar uma solução jurídica que sustente estes dois aspectos, socialmente justos”, conclui.
05/28/2001
Artigos Relacionados
Bancada do PT quer votar o projeto da Uergs na primeira quinzena da junho
Bancada do PT quer garantir votação de projetos do Executivo
Zulke defende votação do projeto da Uergs em junho
Osmar Dias quer garantir votação da Lei de Biossegurança no final do mês
Bancada do PT acredita na manutenção dos vetos à Uergs
Raupp quer concluir votação da DRU ainda na quarta-feira