Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste
Diante da previsão de que a forte seca que atinge o Nordeste brasileiro só termine em outubro, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) reforçou, nesta quinta-feira (26), a necessidade de investimentos na região por parte do governo federal. Ele classificou a situação como “assustadora”.
Com base em levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o senador anunciou que o semiárido da Bahia não tem nenhuma perspectiva de chuva pelos próximos meses.
– É importante mostrar que o Nordeste vem verificando baixos volumes de chuva em 2012, especialmente em março. Na região norte da Bahia, por exemplo, não houve registro de chuva em nenhum dia. É a região onde fica a cidade de Juazeiro, divisa com Petrolina, na beira do São Francisco. É dura a vida nesse atual momento e é importante que a sensibilidade, o compromisso e a agilidade do poder público possam chegar com alento, com esperança e com a construção de um caminho capaz de perenizar ações de convivência com a seca – defendeu o senador, registrando que, dos 266 municípios baianos no semiárido, 200 estão em situação de emergência.
Como primeiro passo, Walter Pinheiro comemorou o pacote de ações, anunciado na segunda-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff, que destinará R$ 2,7 bilhões para a região nos próximos seis meses. O senador destacou que, além das medidas emergenciais para amenizar os prejuízos já registrados, o pacote inclui ações voltadas à proteção futura dos municípios.
Entre as ações estão medidas como a construção de barragens; limpeza de aguadas e tanques; compra de equipamentos; e o pagamento do seguro safra, destinado a pequenos agricultores que tiveram perdas em decorrência da seca ou de enchentes.
Walter Pinheiro defendeu ainda a anistia de dívidas e a liberação de crédito emergencial para os agricultores, do Nordeste e do resto do país, que estejam enfrentando problemas em virtude da seca ou de enchentes. Também pediu a entrega da primeira etapa do Projeto Nordeste Bahia-Aquífero Tucano, que construirá poços profundos com sistema de captação, tratamento e abastecimento de água para beneficiar mais de 2 milhões de baianos, principalmente na região nordeste da Bahia.
26/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro: 'Nordeste precisa de mais recursos para enfrentar seca'
Walter Pinheiro: seca no Nordeste requer 'operação de guerra'
Walter Pinheiro relata ações para minimizar efeitos da seca na Bahia
Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca
Bahia vive seca brutal, afirma Walter Pinheiro
Walter Pinheiro alerta para necessidade de preservação dos recursos hídricos