Walter Pinheiro: 'Nordeste precisa de mais recursos para enfrentar seca'



Em discurso nesta quinta-feira (4), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que, embora o governo federal venha investindo no enfrentamento dos efeitos da seca no Nordeste, a região precisa de mais recursos, ações emergenciais e investimentos em infraestrutura.

Segundo o parlamentar, a atual e “dolorosa situação do Nordeste brasileiro” ficou ainda pior pela falta de estação chuvosa entre duas grandes estiagens, o que prejudicou de maneira grave a população, os animais e as áreas produtivas.

- O sertanejo espera a chegada de novas ações, medidas, assistências, novas tecnologias, acompanhamento público e alimentos, para que ele consiga permanecer em sua terra, produzindo – disse.

Na opinião do senador, as ações públicas, a desburocratização, créditos, subsídios, máquinas e alimentação precisam chegar às regiões atingidas de maneira mais rápida e efetiva. De acordo com Walter Pinheiro, 270 dos mais de 400 municípios baianos foram atingidos pela estiagem.

Até agora, comentou o senador, o governo federal já investiu R$ 7,6 bilhões no enfrentamento das consequências da seca. Esse combate aos efeitos da estiagem ganhará reforço de mais R$ 1,4 bilhão, informou. Ele pediu que as dívidas dos produtores rurais que foram prejudicados pela seca sejam simplesmente perdoadas, não apenas renegociadas.

Para Walter Pinheiro, o Nordeste vai precisar de ainda mais investimentos, pois a atual estiagem parece ser a pior dos últimos cem anos. Além de ações emergenciais, sugeriu o senador, o semiárido necessita de ações perenes, que fortaleçam a infraestrutura da região e preparem as cidades para conviver com a seca.



04/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste

Walter Pinheiro: seca no Nordeste requer 'operação de guerra'

Walter Pinheiro diz que área da saúde precisa de recursos e de estrutura

Walter Pinheiro defende mais recursos para saúde

Walter Pinheiro pede mais recursos para a saúde sem criação de impostos

Walter Pinheiro relata ações para minimizar efeitos da seca na Bahia