Walter Pinheiro chama a atenção para crescimento da economia baiana



Em discurso nesta quinta-feira (31), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) comemorou os resultados da economia baiana, que tem crescido acima da média nacional. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve acréscimo de 2,6% no primeiro semestre de 2013, o da Bahia elevou-se em 3,3%.

Na comparação com outros estados, o IBGE aponta aumento ainda mais vigoroso: Minas Gerais, por exemplo, cresceu 0,8% de janeiro a junho deste ano, enquanto o crescimento do PIB paulista foi de 1,8%.

Pinheiro  mencionou instrumentos indutores da atividade econômica utilizados pelo governo da Bahia, como a atração e o incentivo às indústrias; obras na malha rodoviária e ferroviária;  e estímulos à agricultura e ao empreendedorismo. O senador também apontou a importância de medidas de investimento na criação de empregos para incentivar as "economias locais".

- O PIB  não cresce de modo espontâneo, não cai do céu - disse Walter Pinheiro, ao ressaltar o papel que tem desempenhado o governador Jaques Wagner (PT).

O apoio do governo federal à Bahia foi outro ponto lembrado pelo parlamentar quando falou da necessidade urgente de investimentos na mobilidade urbana em grandes centros, como Salvador. Na última segunda-feira (28), a presidente Dilma Rousseff esteve na capital baiana para anunciar a ampliação do metrô da cidade. Nesta sexta-feira (1º), Dilma volta a Salvador para participar da inauguração de um complexo viário urbano que beneficia boa parte da cidade e a região portuária. O projeto é fruto da parceria entre os governos federal e estadual.

- Essa obra completa o nosso desejo de alterar a infraestrutura da região, de fazer a ligação, de forma mais rápida, com os canais de produção e com os canais de escoamento da produção, mas ao mesmo tempo é o embrião de outro projeto: a ponte Salvador- Itaparica.

Bolsa Família

Em seu pronunciamento, Pinheiro lembrou ainda os10 anos do Bolsa Família, comemorados no dia 20 passado, dizendo que o programa vai muito além de “só matar a fome”: constitui-se um importante instrumento de justiça social. A propósito, o parlamentar baiano elogiou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão, por ser um pioneiro nas ideias de programas de transferências de renda.



31/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro: greve da PM baiana alerta para necessidade de 'verdadeira política de segurança pública'

Walter Pinheiro pede atenção para as manifestações do Grito da Terra

Alvaro Dias chama atenção para baixo índice de crescimento do Brasil

Walter Pinheiro comenta ações do governo federal para fomentar economia

Walter Pinheiro registra recuperação da economia da Bahia

Walter Pinheiro comemora crescimento da programação nacional na TV paga