Walter Pinheiro quer aprofundamento de políticas de combate ao racismo




O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta quarta-feira (23) a adoção de políticas públicas de combate ao racismo. A população negra, salientou o senador, é a que mais sofre com a pobreza e a miséria, conforme dados do IBGE divulgados por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Reunidos em Salvador na semana passada para o 21º Encontro Íbero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, representantes de 15 países discutiram políticas de apoio às comunidades negras e de combate ao racismo, à xenofobia, à discriminação e à intolerância racial, informou o senador.

- Uma das principais conquistas do encontro foi a criação de um fundo internacional para financiar e reforçar ações complementares das políticas públicas de combate ao racismo e melhorar a qualidade de vida das populações negras em todo este continente e, inclusive, no continente africano. É óbvio que avançamos muito, mas ainda há muito a se fazer - disse.

Walter Pinheiro comemorou a criação pelo governo da Bahia da Secretaria da Igualdade Racial, a instituição do ensino da história africana nas escolas públicas do estado e o reconhecimento de manifestações ligadas à cultura afro-brasileira como patrimônios culturais do estado e do Brasil.

Orçamento

O senador elogiou o trabalho conjunto da bancada da Bahia no Senado que decidiu tratar as emendas individuais a que os senadores têm direito como propostas coletivas.

- A bancada buscou essa coesão ao apresentar as 21 emendas para que tivéssemos a oportunidade de discutir com o governo federal a liberação dos recursos e, principalmente, dotar o estado da Bahia de condições para ampliar a sua capacidade de desenvolvimento e crescimento.

Conforme Walter Pinheiro, a senadora Lídice da Mata (PSB) propôs a destinação de recursos para a promoção do turismo no estado, enquanto o senador João Durval (PDT) procurou atender a infraestrutura rodoviária com recursos para o Anel de Contorno de Feira de Santana, considerada importante entrada para o sertão baiano. Walter Pinheiro disse que ele próprio apresentou emenda para a aquisição de maquinário agrícola para todo o estado.

- Adotamos a postura de atender à cultura, à área da saúde, com a reforma de hospitais, à área de educação, com recursos para as nossas universidades estaduais e federais e institutos federais de ensino tecnológico, e à área de produção - exemplificou.



23/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca

Walter Pinheiro quer PPA como 'espinha dorsal do planejamento'

Walter Pinheiro quer instalação de 'campus' no oeste da Bahia

Walter Pinheiro quer proibir terceirização no serviço público

Walter Pinheiro quer pacto federativo que desconcentre o poder no país

Vídeo | Walter Pinheiro quer ampliar debate em investigação de espionagem