Walter Pinheiro: renegociação de dívidas de agricultores atingidos pela seca tem ‘passos significativos’



O senador Walter Pinheiro (PT-BA) relatou o que disse considerar “passos significativos” do governo federal para socorrer estados atingidos pela seca, especialmente a Bahia. Relator da Medida Provisória (MP) 565/2012, que institui linhas de crédito para produtores rurais de municípios situação de emergência ou estado de calamidade pública, o senador se reuniu nesta terça-feira (5) com representantes do governo para discutir pontos da proposta.

- Além das diversas medidas que o governo federal vem adotando, também precisamos olhar para esses agricultores brasileiros, particularmente nordestinos, e saber como atendê-los nesse momento de emergência – afirmou.

A reunião teve a participação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti e de representantes do Ministério da Fazenda. Um dos pontos que estão sendo discutidos, segundo o senador, é a execução das dívidas. Walter Pinheiro explicou que muitos agricultores não têm acesso ao crédito porque suas dívidas estão sendo executadas pelos bancos.

A solução, segundo o senador, é que os bancos suspendam a execução das dívidas antigas e que, no momento em que o agricultor fizer o novo contrato, a instituição bancária retirando da esfera judicial a demanda contra o agricultor. O prazo para que os agricultores peçam a renegociação vai até 30 de dezembro.

- O prazo de 30 de dezembro não é o prazo final, é o prazo que o agricultor vai ter a partir da aprovação da medida provisória até que ele chegue ao banco. Daí para frente, vai haver muito mais tempo para esse agricultor renegociar sua dívida.

Para o senador, a disposição do governo permitirá o enfrentamento dos problemas para que os agricultores continuem plantando no país. Walter Pinheiro lembrou que os abalos na agricultura não impactam somente o Produto Interno Bruto (PIB), mas a vida dos brasileiros.

- Além dessas questões do abastecimento e do PIB, há uma questão central que é a sobrevivência, que tem impacto na inflação, na economia local, na economia do país.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA debaterá renegociação de dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca

Ana Amélia anuncia renegociação de dívidas para produtores gaúchos atingidos pela seca

Walter Pinheiro comemora renegociação das dívidas de estados e municípios

Walter Pinheiro elogia MP que trata da renegociação de dívidas de estados e municípios com o INSS

Agricultores atingidos pela seca no Sul ganham linha de crédito

Agricultores atingidos pela seca terão mais R$ 400 milhões em crédito