Wellington destaca conquistas de escolas de tempo integral no Piauí
O senador Wellington Dias (PT-PI) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (28), os avanços da educação no Piauí após a implantação da jornada ampliada em 245 escolas da rede pública estadual de ensino.
O parlamentar citou a escola Raldir Cavalcante Bastos, na capital, Teresina, como a primeira a adotar o ensino em tempo integral, destacando "o ótimo desempenho dos alunos", confirmado pelos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), "do qual foi campeão por dois anos".
- [A escola] tem aulas de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio e é referência em qualidade educacional - informou Wellington.
São três modalidades de ensino em tempo integral no Piauí: de sete ou nove horas corridas por dia, e aquele em que os estudantes moram na escola agrícola, retornando às suas casas na zona rural a cada 15 dias.
Segundo o senador os investimentos em escolas e na formação de professores da rede pública se intensificaram a partir de 2003. Atualmente cerca de 11 mil estudantes recebem aulas transmitidas pela televisão em tempo real no formato de videoconferências.
Com relação ao ensino profissionalizante, o parlamentar apontou outra escola estadual de referência na área técnica da saúde, o Premen Sul, com um misto de aulas presenciais e a distância.
- Todas as 20 salas de aula da escola estão climatizadas, a quadra poliesportiva coberta, com vestiário, refeitório e um laboratório de enfermagem completamente montado - disse.
O centro profissionalizante, acrescentou Wellington, tem capacidade para atender 2.600 alunos com cursos de análises clínicas, enfermagem, radiologia, nutrição, saúde bucal, endemias e vigilância sanitária.
Para o senador, priorizar a educação como forma de crescimento profissional melhora a situação econômica, social e cultural do povo.
- Só com educação é possível superar a pobreza, um dos mais graves problemas do Piauí e do Brasil - afirmou.
28/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Vicente Claudino contesta dados do governo do Piauí sobre escolas estaduais de tempo integral
Adesão de escolas à educação em tempo integral vai até o próximo dia 31
SP está ampliando números de escolas em tempo integral
Mais de 30 mil escolas podem ter aula em tempo integral este ano
Cerca de 70% das escolas de Pernambuco aderiram à educação em tempo integral
Escolas de Tempo Integral têm mais de 200 mil alunos da rede pública