Wellington Dias comemora anúncio de medidas de acessibilidade no Senado
O senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou nesta segunda-feira (8) o lançamento do Plano de Adequação dos Prédios do Senado Federal. As medidas de acessibilidade foram anunciadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) durante solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Sistema Braille.
As medidas incluem a identificação dos gabinetes em braile, a identificação das escadas e as plantas baixas táteis para facilitar o acesso de quem usa bengalas. Para o senador, o Congresso dá um passo importante em favor das pessoas com deficiência.
- Acredito que o Congresso faz hoje um gesto e dá passos importantíssimos, então, eu queria fazer esse registro e dizer da minha satisfação por esse importante ato. É grande a nossa missão para avançarmos nessa direção – afirmou.
No pronunciamento, o senador também defendeu a aprovação de projetos na área, como o Estatuto das pessoas com deficiência. O texto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado pelo Senado e está em análise na Câmara. O senador disse esperar que o Congresso cumpra o desafio de consolidar a legislação para as pessoas com deficiência no estatuto.
O senador afirmou, ainda, que que é preciso avançar com relação ao ensino das linguagens braile e Libras, a língua brasileira de sinais, para que sejam colocadas como primeira língua nas escolas.
- Ora, se a pessoa não domina a linguagem dos sinais, a Libras, para os surdos, como ela vai aprender a língua portuguesa? Como vai aprender a língua verbalizada um surdo se ele não domina sequer os códigos da língua portuguesa, se ele não escuta? – questionou.
08/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias comemora anúncio da votação do Estatuto da Pessoa com Deficiência
Walter Pinheiro comemora anúncio de medidas de estímulo ao consumo
Veja íntegra do anúncio de medidas de austeridade no Senado
Wellington Dias destaca medidas anunciadas por Dilma a prefeitos
Wellington Dias comemora sanção da Lei dos Royalties
Wellington Dias lê nota do governo sobre medidas em relação a apagão no Nordeste